Conscientização sobre segurança no trânsito é foco da campanha do Detran-SP durante o Maio Amarelo

20/05/2024

São Paulo, 17 de maio de 2024 - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) – órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) - lança campanha de conscientização de Maio Amarelo com o mote: “Zero a sem em um piscar de olhos”. O objetivo é fazer pedestres, motoristas de carros, motociclistas, ciclistas e caminhoneiros refletirem sobre a importância da obediência às regras de trânsito, partindo do princípio de que o trânsito seguro e pacífico depende de todos, cada um fazendo sua parte.

ASSISTA O VÍDEO DA CAMPANHA

Com a temática “zero a sem em um piscar de olhos, você pode perder o que tem de mais precioso: a vida”, o filme traz cenas sucessivas, que ocorrem numa fração de segundos e que, combinadas, podem resultar num sinistro fatal: uma mulher atravessando fora da faixa de pedestres, um motorista mexendo no celular, a possibilidade de um atropelamento e imagens de diferentes veículos retorcidos. As imagens comprovam que direção não combina com distração e que as regras de trânsito, incluindo os limites de velocidade, precisam ser respeitadas pelos diferentes personagens que compõem as vias urbanas.

Criada pela agência Artplan, a campanha é composta por um filme de 30 segundos, peças de mobiliário urbano e digitais. Na segunda quinzena de maio, estará disponível em TV aberta, ambiente digital e redes sociais, além de cinema e rádio.

Foco constante na conscientização

O aumento de 14,5% nos óbitos no trânsito no Estado de São Paulo no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, em paralelo ao aumento também dos sinistros com vítimas não fatais (1,1%), confirma a importância das ações e campanhas frequentes de conscientização sobre a necessidade de respeito às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida. Foram 11 campanhas educativas e de conscientização desde o início do ano passado, promovidas especialmente em datas de maior circulação de veículos, além de ações contínuas alertando sobre a importância da segurança na via.

Toda vida importa; nenhuma morte no trânsito é aceitável. Na última campanha da autarquia, veiculada durante o Carnaval 2024, o foco foi o respeito à vida, às leis de trânsito e ao uso do cinto de segurança, a partir do mote “Por um Carnaval Melhor na Rua, na Avenida e na Estrada”. Na campanha anterior, em dezembro de 2023, no início do período de férias escolares, a autarquia sugeria de forma bem humorada que, além de seguir as leis de trânsito, os condutores deveriam se planejar antes de sair de casa, mas sempre mantendo a tranquilidade e os smartphones guardados durante as viagens, para que “a morte também possa tirar férias”.

Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.