Obter 1ª habilitação da Carteira Nacional de Habilitação

Primeiro documento de habilitação para os candidatos aprovados nas categorias A (motocicleta e veículos similares), B (automóvel e veículos semelhantes), ou A e B.
Além disso, o candidato poderá solicitar ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B.

Validade: 1 ano.

Aviso importante!
Se você pretende obter somente a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), clique aqui.

Atenção!
De acordo com a Deliberação Contran nº 271/2023, fica prorrogado, até 31 de dezembro de 2024, o prazo para conclusão dos processos de habilitação ativos e iniciados a partir de 20 de março de 2019.

Clique aqui para mais informações sobre o restabelecimento de prazos de serviços de trânsito.

 

Faça pela Internet

 


  • Ser penalmente imputável (ter 18 anos e compreender as consequências de seus atos, podendo ser responsabilizado penalmente por eles).
  • Saber ler e escrever em português.
  • Ter documento de identidade (RG ou equivalente) com foto atual e CPF próprio.
  • Solicitar o serviço no Detran-SP (Unidade ou Circunscrição Regional de Trânsito/Ciretran) do município de endereço do candidato. Verifique detalhes em Onde solicitar, abaixo.
  • Verifique aqui as condições para isenção de taxa.

O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento. Clique aqui para agendar

Verifique mais detalhes abaixo, no campo Passo a passo.

O próprio candidato, pessoalmente ou por meio de um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola).

Solicite o serviço de acordo com as situações abaixo:

Agendamento na internet (antes de ir ao Detran-SP)

 

Geração de cadastro no Detran-SP

Clique aqui para gerar o cadastro para o início do processo de 1ª habilitação, informando os dados solicitados.

Atenção!
Para solicitar esta etapa do processo de 1ª habilitação pelo portal do Detran-SP, o candidato deve ter um RG emitido no Estado de São Paulo e com menos de 06 anos de data de expedição. Caso o candidato não tenha um RG emitido nestas condições, deve solicitar o cumprimento desta etapa do serviço pessoalmente no Detran-SP mediante agendamento (verifique detalhes na hipótese de solicitação do serviço “Presencialmente - para os demais casos”).

 

Exame médico


 

Exame médico

Faça o exame médico:

  • Vá ao profissional credenciado indicado pelo Detran-SP durante a solicitação do serviço. A definição do profissional é feita conforme divisão equitativa.

Atenção! A taxa do exame é paga diretamente ao médico.

Não concorda com o resultado do exame médico? Clique aqui.

 


 
Avaliação Psicológica

Faça a avaliação psicológica:

  • Vá ao profissional credenciado indicado pelo Detran-SP durante a solicitação do serviço. A definição do profissional é feita conforme divisão equitativa.

Atenção! A taxa da avaliação é paga diretamente ao psicólogo.

Não concorda com o resultado da avaliação psicológica? Clique aqui.

Validação da avaliação psicológica - saiba mais.

 

Curso teórico

 

Curso teórico

Depois de considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, matricule-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran-SP.

Apresente RG, CPF e comprovante de endereço.

Faça o curso teórico de 45 horas-aula. A autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso teórico de 45 horas-aula para a habilitação na categoria B, faça o curso teórico para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso teórico de 20 horas-aula, efetuando apenas a respectiva prova, conforme adequação do Detran-SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 789/20, 849/21 e 1001/23).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas teóricas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova teórica

 

Prova teórica

Pague a taxa Detran-SP de exame teórico e marque a prova, conforme as vagas disponíveis. 

Clique aqui para verificar informações sobre agendamento do exame teórico.

Prepare-se para a prova no site do Detran-SP, veja detalhes aqui.

Faça a prova teórica no local, dia e horário marcados. Para tanto, apresente um documento de identificação pessoal (vide campo Documentos e formulários), e informe o protocolo de agendamento do exame teórico (caso o exame tenha sido agendado pelo portal do Detran-SP).

Se for reprovado na prova teórica, deverá ser paga nova taxa de exame do Detran-SP e solicitada a remarcação da prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado ou pelo portal do Detran-SP.

Curso prático

 

Curso prático

Depois de aprovado na prova teórica, matricule-se numa autoescola credenciada que ofereça curso prático. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran-SP.

A autoescola irá imprimir a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Com ela, você pode iniciar o curso de direção veicular na categoria pretendida:

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo 20 horas-aula, das quais 04 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo 25 horas-aula, distribuídas na seguinte conformidade:

a) 20 horas-aula em veículo de aprendizagem, das quais 04 no período noturno;

b) 05 horas-aula em simulador de direção veicular, das quais 01 com conteúdo noturno.

Para atendimento da carga horária prevista para habilitação na categoria B, o candidato poderá substituir até 03 das 04 aulas práticas noturnas que devem ser realizadas em veículo de aprendizagem por aulas no simulador, desde que realize pelo menos 01 aula em veículo de aprendizagem na via pública. 

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

Após a conclusão do curso, a autoescola deverá marcar o exame prático.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso prático para a habilitação na categoria B, faça o curso prático para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso prático (mínimo de 05 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno), efetuando apenas a respectiva prova. Caso reprove no exame prático, o candidato deverá se submeter às aulas práticas para poder realizar novo exame, conforme adequação do Detran-SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 789/20, 849/21 e 1001/23).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas práticas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova prática

 

 

Prova prática
  • Pague a taxa de exame prático.
  • Faça a prova prática no local, dia e horário marcados, no veículo da autoescola.

Se for reprovado no exame prático, deverá ser paga nova taxa de exame do Detran-SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.

 

 
Emissão da CNH Digital e entrega do documento físico

Se aprovado na prova prática, pague a taxa Detran-SP de Emissão da Permissão para dirigir.

Emissão e entrega da CNH Impressa

Receba o documento físico no endereço cadastrado em até 14 dias após a conclusão do processo 

No momento da solicitação do serviço, se desejar, o motorista poderá cadastrar um endereço alternativo para o recebimento da sua CNH, que valerá somente para este fim, não alterando o endereço de cadastro do seu prontuário.

Para informações sobre como atualizar o endereço de cadastro do seu prontuário, utilizado para envio de notificações e multas do Detran.SP, clique aqui.

Para verificar se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios, acesse "Acompanhamento de serviços de CNH".

Se no prazo informado você não recebeu seu documento, clique aqui.

Documento de habilitação emitido com algum erro - saiba mais.

 
CNH Digital - documento opcional

Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa.

Selecione a opção de acordo com a sua situação:

 

 

Casos Específicos

 

Casos Específicos

Segue os mesmos procedimentos da Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação), com diferenças no exame médico e na prova prática.

O exame de aptidão física e mental, feito por médico credenciado especialmente para atender pessoas com restrições, atesta a deficiência e indica adaptações necessárias para o veículo.

A prova prática deve ser feita em veículo adaptado em unidade com banca especial.

Veículo para a prova prática

Na data da prova, o candidato poderá utilizar veículo do CFC ou veículo particular de sua propriedade ou de parente (cônjuge, companheiro ou pessoa de qualquer outro grau de parentesco).

Para utilizar veículo particular, é necessário que o veículo esteja em situação regular de registro perante o Detran-SP e seja previamente aprovado em vistoria veicular realizada pela unidade de atendimento sem custo ao cidadão


Para a vistoria que deve ser realizada antes do dia da prova prática, siga o procedimento abaixo:

  • Na capital, agende aqui a vistoria e compareça com o veículo no local e data indicados.
  • Em outras cidades do Estado de São Paulo, compareça com o veículo no local e data indicados pela Ciretran. No dia da vistoria, é necessário que o motorista apresente requerimento preenchido, obtido na própria unidade de atendimento

Além disso, o motorista deve apresentar seu documento de identificação pessoal e o documento de licenciamento do veículo (CRLV). Se o veículo não for de sua propriedade, deve apresentar ainda documentos que comprovem o grau de parentesco


Comprovante de parentesco: RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

Graus de parentesco - saiba mais.

Agendamento da prova prática 

A solicitação de agendamento do exame prático para pessoa com deficiência será feita exclusivamente pelo e-mail examespcd.capital@detran.sp.gov.br.

A mensagem deve ser enviada até às 12h00 impreterivelmente. As mensagens após este horário serão desconsideradas.

A taxa para o exame prático deve, obrigatoriamente, já estar paga para a solicitação do agendamento, de preferência, antes do envio da mensagem. Se o agendamento não for realizado por este motivo, o mesmo será desconsiderado.

Agendamento do exame prático por CFCs

Todos os CFCs devem enviar mensagem para o endereço de e-mail acima solicitando agendamento de exames, direcionando para a localidade: Aricanduva ou Imigrantes. No campo Assunto (título da mensagem), o CFC deve escrever obrigatoriamente o seguinte título:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
- GUARAPIRANGA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
É de responsabilidade do CFC verificar no sistema e-CNH os agendamentos realizados, imprimir o comprovante do mesmo e apresentar no dia do exame prático.

Agendamento do exame prático por candidato particular

Após a aprovação em vistoria veicular, o candidato particular, não matriculado em CFC, deve enviar mensagem anexando cópia do laudo de vistoria e informando nome, CPF, telefones de contato e endereço de e-mail. Na mensagem enviada deve constar um dos seguintes títulos:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
- GUARAPIRANGA – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
Na impossibilidade da sua presença no dia informado, ele deve ser solicitado novo agendamento.

Na capital, o atendimento pode ser iniciado em qualquer Unidade, mas a prova prática será realizada:

  • No Centro de Tecnologia e Inovação Imigrantes - CTI Imigrantes (Av. Imigrantes Km 11,5 - Vila Guarani - Jabaquara) somente para os processos da categoria B de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular.
  • No Shopping Aricanduva (Av. Aricanduva, 5555) para os processos de todas as categorias (inclusive a categoria B) de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular.

Efetue o agendamento na unidade de atendimento.

Local do exame prático:

Se o local onde o processo de renovação foi solicitado não tiver banca especial, o exame prático poderá ser realizado em qualquer unidade com banca especial à escolha do motorista, dentro da mesma região administrativa do Detran-SP


O motorista somente poderá fazer o exame prático em Ciretran de outra região administrativa do Detran-SP se não houver outra unidade de atendimento com banca especial dentro da mesma região.

Motorista com Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação) que cometeu infração gravíssima (7 pontos) ou grave (5 pontos) ou mais de uma média (4 pontos cada) no período de 12 meses deve reiniciar todo o processo de Primeira Habilitação. Veja detalhes aqui.

Atenção!
O novo processo de habilitação somente poderá ser iniciado após o vencimento da permissão para dirigir, ou seja, após 1 ano da data de emissão deste documento.

Agendamento na internet (antes de ir ao Detran-SP)

 

Agendamento na internet (antes de ir ao Detran-SP)

O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento. Clique aqui para agendar.

 

Confirme seus dados no Detran-SP

 

 

Confirme seus dados no Detran-SP
  • Vá ao Detran-SP e leve os documentos solicitados.
  • Verifique se os dados do seu cadastro estão corretos.
  • Suas digitais, foto e assinatura serão coletadas nesse momento. Clique aqui para mais informações sobre coleta biométrica.
  • Escreva frases ditadas pelo atendente, teste que comprova sua alfabetização.

 

Exame médico


 

Exame médico

Faça o exame médico:

  • Vá ao profissional credenciado indicado pelo Detran-SP durante a solicitação do serviço. A definição do profissional é feita conforme divisão equitativa.

Atenção! A taxa do exame é paga diretamente ao médico.

Não concorda com o resultado do exame médico? Clique aqui.

 


 
Avaliação Psicológica

Faça a avaliação psicológica:

  • Vá ao profissional credenciado indicado pelo Detran-SP durante a solicitação do serviço. A definição do profissional é feita conforme divisão equitativa.

Atenção! A taxa da avaliação é paga diretamente ao psicólogo.

Não concorda com o resultado da avaliação psicológica? Clique aqui.

Validação da avaliação psicológica - saiba mais.

 

Curso teórico

 

Curso teórico

Depois de considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, matricule-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran-SP.

Apresente RG, CPF e comprovante de endereço.

Faça o curso teórico de 45 horas-aula. A autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso teórico de 45 horas-aula para a habilitação na categoria B, faça o curso teórico para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso teórico de 20 horas-aula, efetuando apenas a respectiva prova, conforme adequação do Detran-SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 789/20, 849/21 e 1001/23).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas teóricas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova teórica

 

Prova teórica

Pague a taxa Detran-SP de exame teórico e marque a prova, conforme as vagas disponíveis. 

Clique aqui para verificar informações sobre agendamento do exame teórico.

Prepare-se para a prova no site do Detran-SP, veja detalhes aqui.

Faça a prova teórica no local, dia e horário marcados. Para tanto, apresente um documento de identificação pessoal (vide campo Documentos e formulários), e informe o protocolo de agendamento do exame teórico (caso o exame tenha sido agendado pelo portal do Detran-SP).

Se for reprovado na prova teórica, deverá ser paga nova taxa de exame do Detran-SP e solicitada a remarcação da prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado ou pelo portal do Detran-SP.

 

Curso prático

 

Curso prático

Depois de aprovado na prova teórica, matricule-se numa autoescola credenciada que ofereça curso prático. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran-SP.

A autoescola irá imprimir a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Com ela, você pode iniciar o curso de direção veicular na categoria pretendida:

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo 20 horas-aula, das quais 04 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo 25 horas-aula, distribuídas na seguinte conformidade:

a) 20 horas-aula em veículo de aprendizagem, das quais 04 no período noturno;

b) 05 horas-aula em simulador de direção veicular, das quais 01 com conteúdo noturno.

Para atendimento da carga horária prevista para habilitação na categoria B, o candidato poderá substituir até 03 das 04 aulas práticas noturnas que devem ser realizadas em veículo de aprendizagem por aulas no simulador, desde que realize pelo menos 01 aula em veículo de aprendizagem na via pública. 

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

Após a conclusão do curso, a autoescola deverá marcar o exame prático.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso prático para a habilitação na categoria B, faça o curso prático para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso prático (mínimo de 05 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno), efetuando apenas a respectiva prova. Caso reprove no exame prático, o candidato deverá se submeter às aulas práticas para poder realizar novo exame, conforme adequação do Detran-SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 789/20, 849/21 e 1001/23).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas práticas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova prática

 

 

Prova prática
  • Pague a taxa de exame prático.
  • Faça a prova prática no local, dia e horário marcados, no veículo da autoescola.

Se for reprovado no exame prático, deverá ser paga nova taxa de exame do Detran-SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.

 

 
Emissão da CNH Digital e entrega do documento físico

Se aprovado na prova prática, pague a taxa Detran-SP de Emissão da Permissão para dirigir.

 
Emissão e entrega da CNH Impressa

Receba o documento físico no endereço cadastrado em até 14 dias após a conclusão do processo 

No momento da solicitação do serviço, se desejar, o motorista poderá cadastrar um endereço alternativo para o recebimento da sua CNH, que valerá somente para este fim, não alterando o endereço de cadastro do seu prontuário.

Para informações sobre como atualizar o endereço de cadastro do seu prontuário, utilizado para envio de notificações e multas do Detran-SP, clique aqui.

Para verificar se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios, acesse "Acompanhamento de serviços de CNH".

Se no prazo informado você não recebeu seu documento, clique aqui.

Documento de habilitação emitido com algum erro - saiba mais.

 
CNH Digital - documento opcional

Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa.

Selecione a opção de acordo com a sua situação:

 

 

Casos Específicos

 

Casos Específicos

Segue os mesmos procedimentos da Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação), com diferenças no exame médico e na prova prática.

O exame de aptidão física e mental, feito por médico credenciado especialmente para atender pessoas com restrições, atesta a deficiência e indica adaptações necessárias para o veículo.

A prova prática deve ser feita em veículo adaptado em unidade com banca especial.

Veículo para a prova prática

Na data da prova, o candidato poderá utilizar veículo do CFC ou veículo particular de sua propriedade ou de parente (cônjuge, companheiro ou pessoa de qualquer outro grau de parentesco).

Para utilizar veículo particular, é necessário que o veículo esteja em situação regular de registro perante o Detran-SP e seja previamente aprovado em vistoria veicular realizada pela unidade de atendimento sem custo ao cidadão


Para a vistoria que deve ser realizada antes do dia da prova prática, siga o procedimento abaixo:

  • Na capital, agende aqui a vistoria e compareça com o veículo no local e data indicados.
  • Em outras cidades do Estado de São Paulo, compareça com o veículo no local e data indicados pela Ciretran. No dia da vistoria, é necessário que o motorista apresente requerimento preenchido, obtido na própria unidade de atendimento

Além disso, o motorista deve apresentar seu documento de identificação pessoal e o documento de licenciamento do veículo (CRLV). Se o veículo não for de sua propriedade, deve apresentar ainda documentos que comprovem o grau de parentesco


Comprovante de parentesco: RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

Graus de parentesco - saiba mais.

Local da prova prática

Se o local onde o processo de 1ª habilitação foi solicitado não tiver banca especial, a prova prática poderá ser realizada em qualquer unidade com banca especial à escolha do candidato, dentro da mesma região administrativa do Detran-SP


O candidato somente poderá fazer a prova prática em Ciretran de outra região administrativa do Detran-SP se não houver outra unidade de atendimento com banca especial dentro da mesma região.

Agendamento da prova prática 

A solicitação de agendamento do exame prático para pessoa com deficiência será feita exclusivamente pelo e-mail examespcd.capital@detran.sp.gov.br.

A mensagem deve ser enviada até às 12h00 impreterivelmente. As mensagens após este horário serão desconsideradas.

A taxa para o exame prático deve, obrigatoriamente, já estar paga para a solicitação do agendamento, de preferência, antes do envio da mensagem. Se o agendamento não for realizado por este motivo, o mesmo será desconsiderado.

Agendamento do exame prático por CFCs

Todos os CFCs devem enviar mensagem para o endereço de e-mail acima solicitando agendamento de exames, direcionando para a localidade: Aricanduva ou Imigrantes. No campo Assunto (título da mensagem), o CFC deve escrever obrigatoriamente o seguinte título:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
- GUARAPIRANGA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
É de responsabilidade do CFC verificar no sistema e-CNH os agendamentos realizados, imprimir o comprovante do mesmo e apresentar no dia do exame prático.

Agendamento do exame prático por candidato particular

Após a aprovação em vistoria veicular, o candidato particular, não matriculado em CFC, deve enviar mensagem anexando cópia do laudo de vistoria e informando nome, CPF, telefones de contato e endereço de e-mail. Na mensagem enviada deve constar um dos seguintes títulos:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
- GUARAPIRANGA – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
Na impossibilidade da sua presença no dia informado, ele deve ser solicitado novo agendamento.

Na capital, o atendimento pode ser iniciado em qualquer Unidade, mas a prova prática será realizada:

  • No Centro de Tecnologia e Inovação Imigrantes - CTI Imigrantes (Av. Imigrantes Km 11,5 - Vila Guarani - Jabaquara) somente para os processos da categoria B de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular.
  • No Shopping Aricanduva (Av. Aricanduva, 5555) para os processos de todas as categorias (inclusive a categoria B) de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular.

Efetue o agendamento na unidade de atendimento.

Local do exame prático:

Se o local onde o processo de renovação foi solicitado não tiver banca especial, o exame prático poderá ser realizado em qualquer unidade com banca especial à escolha do motorista, dentro da mesma região administrativa do Detran-SP


O motorista somente poderá fazer o exame prático em Ciretran de outra região administrativa do Detran-SP se não houver outra unidade de atendimento com banca especial dentro da mesma região.

Motorista com Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação) que cometeu infração gravíssima (7 pontos) ou grave (5 pontos) ou mais de uma média (4 pontos cada) no período de 12 meses deve reiniciar todo o processo de Primeira Habilitação. Veja detalhes aqui.

Atenção!
O novo processo de habilitação somente poderá ser iniciado após o vencimento da permissão para dirigir, ou seja, após 1 ano da data de emissão deste documento.

  • Informe o número do protocolo de agendamento no momento do atendimento
  • RG ou documento de identidade equivalente - original
  • Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica).
  • Documentos de identificação funcional emitidos pelas polícias federal e estaduais.
  • Documentos de identidade de conselhos ou ordens de classe, com foto.
  • Carteiras de identidade funcional de servidores públicos estaduais, emitidas pelas secretarias de Estado, órgão ou unidade a que o servidor esteja vinculado (Lei nº 7.836/92 e Decreto nº 39.670/94).
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Passaporte.
  • Protocolo de refúgio.
  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)*.
  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)*.
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM)*.
  • Carteira de Registro Diplomático (CRD) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) com documento que comprove filiação*.

    * Estrangeiro: se solicitou a CIE, a CRNM, o DPRNM ou a CRD, mas ainda não recebeu o documento, clique aqui.

    Atenção!
    O documento de identidade deve estar em perfeito estado de conservação, com foto atual, sem abertura, fotografia danificada e outras deteriorações que dificultem identificar o cidadão ou impeçam a avaliação da autenticidade.

    Clique aqui para mais informações sobre documentos de identidade.

  * Junto com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) - original


Substitutos do CPF: 

  • Documento próprio da Receita Federal, como o comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita Federal do Brasil na internet. 
  • Número do CPF que consta no RG.
  • Um comprovante de endereço em nome do motorista - original


Comprovantes aceitos (recebidos pelos Correios ou impressos de 2ª via obtidos na internet):

  • Contas de energia elétrica, água, gás e telefone.
  • Carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), do ITR (Imposto Territorial Rural) e de condomínio.
  • Correspondências recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, da administração direta ou autárquica.
  • Qualquer correspondência enviada pelos Correios.
  • Contrato de locação de imóvel em vigor.


Clique aqui para mais informações sobre comprovante de endereço.

1) Exame médico (aptidão física e mental) - pagar ao médico: R$ 116,69.

Se pessoa com deficiência - pagar ao médico: R$ 85,57.

2) Avaliação psicológica - pagar ao psicólogo: R$ 136,14.

3) Aulas teóricas: consultar a autoescola (pagar à empresa).

4) Aulas práticas: consultar a autoescola (pagar à empresa).

5) Taxa Detran-SP de exame teórico - pague em um dos bancos conveniados (somente correntistas), nas Casas Lotéricas ou Pix: R$ 48,62

Bancos conveniados (apenas correntistas), Casas Lotéricas ou Pix:

  • Casas Lotéricas: vá ao caixa, informe seu CPF e solicite o pagamento da “Taxas de CNH (Definitiva, 2ª Via renov/adição/reab, Transferência)", com remessa do documento pelo correio.
  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran-SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco do Brasil.
  • Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamentos, Sem código de barras, IPVA e Taxa Detran (SP, PR, BA e SC)/Tributos, selecione a opção de pagamento, IPVA - Taxas DETRAN Estado de São Paulo, CNH-Cart. Nac. de Habilitação - Registro, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF, selecione a opção “Emissão de CNH - 2ª via renov/adicao/re - com postagem”.
  • Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Pagamentos > Taxas e Impostos > Débitos de Veículos > São Paulo-SP > CNH-Cart. Nac. Habilitação e Registro > preencha o número do CPF e selecione a opção "Emissao CNH-2a via renov/adicao/re".
  • Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Débitos de Veículos, selecione a opção "São Paulo", Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, insira o CPF e selecione a opção "Residência" para postagem via correio. 
  • Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, Taxas ou Contribuições), Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas), selecione o estado (UF) de emplacamento: São Paulo, Tipo de débito: Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, Tipo de pessoa: Pessoa física, insira o CPF e Local de entrega: Residência.
  • Pela internet (www.daypag.com.br): acesse a Página inicial > Pagamento de débitos veiculares e Auto escola > Outros pagamentos > Serviços Detran SP.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran-SP, Taxa Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao CNH-2ª via renov/adição/reabilit”, insira o CPF e selecione a opção "Correio" para postagem via correio.
  • Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Pagamentos e Recargas , Multas, IPVA e outros – DETRAN, Selecionar um Estado (São Paulo), Taxas DETRAN, Selecione o sub-serviço: CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, Tipo de sub-serviço: “Emissao CNH-2a via renov/adicao/reabilit”, digite o seu CPF e selecione “Enviar pelo correio”.
  • Atendimento presencial: nas Cooperativas Sicoob e Agência Bancoob.
  • Pelo aplicativo: selecione Conta Corrente > Pagamentos > IPVA e Taxas Detran > Taxas Detran SP. 
  • Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamento > IPVA e Taxas DETRAN > Sem Código de Barras > Estado de São Paulo > IPVA TRLAV DPVAT.
  • Pela internet:

6) Taxa Detran-SP de exame prático - pague em um dos bancos conveniados (somente correntistas), nas Casas Lotéricas ou Pix: R$ 48,62.

7) Taxa Detran-SP para emissão e envio pelo correio da Permissão para dirigir - pague em um dos bancos conveniados (somente correntistas), nas Casas Lotéricas ou Pix: R$ 127,69

Bancos conveniados (apenas correntistas) ou Casas Lotéricas:

  • Casas Lotéricas: vá ao caixa, informe seu CPF e solicite o pagamento da “Taxas de CNH (Definitiva, 2ª Via renov/adição/reab, Transferência)", com remessa do documento pelo correio.
  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran-SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco do Brasil.
  • Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamentos, Sem código de barras, IPVA e Taxa Detran (SP, PR, BA e SC)/Tributos, selecione a opção de pagamento, IPVA - Taxas DETRAN Estado de São Paulo, CNH-Cart. Nac. de Habilitação - Registro, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF, selecione a opção “Emissão de CNH - 2ª via renov/adicao/re - com postagem”.
  • Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Pagamentos > Taxas e Impostos > Débitos de Veículos > São Paulo-SP > CNH-Cart. Nac. Habilitação e Registro > preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF, selecione a opção "Emissao CNH-2a via renov/adicao/re".
  • Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Débitos de Veículos, selecione a opção "São Paulo", Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, insira o CPF e selecione a opção "Residência" para postagem via correio. 
  • Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, Taxas ou Contribuições), Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas), selecione o estado (UF) de emplacamento: São Paulo, Tipo de débito: Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, Tipo de pessoa: Pessoa física, insira o CPF e Local de entrega: Residência.
  • Pela internet (www.daypag.com.br): acesse a Página inicial > Pagamento de débitos veiculares e Auto escola > Outros pagamentos > Serviços Detran SP.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran-SP, Taxa Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao CNH-2ª via renov/adição/reabilit”, insira o CPF e selecione a opção "Correio" para postagem via correio.
  • Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Pagamentos e Recargas , Multas, IPVA e outros – DETRAN, Selecionar um Estado (São Paulo), Taxas DETRAN, Selecione o sub-serviço: CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, Tipo de sub-serviço: “Emissao CNH-2a via renov/adicao/reabilit”, digite o seu CPF e selecione “Enviar pelo correio”.
  • Atendimento presencial: nas Cooperativas Sicoob e Agência Bancoob.
  • Pelo aplicativo: selecione Conta Corrente > Pagamentos > IPVA e Taxas Detran > Taxas Detran SP. 
  • Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamento > IPVA e Taxas DETRAN > Sem Código de Barras > Estado de São Paulo > IPVA TRLAV DPVAT.
  • Pela internet:

Atenção! As taxas Detran-SP devem ser registradas pelo CPF do candidato.

O pagamento pode ser feito no local com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo nas unidades com o novo padrão de atendimento. Veja detalhes aqui.

 
Emissão e entrega da CNH Impressa

Receba o documento físico no endereço cadastrado em até 14 dias após a conclusão do processo 

No momento da solicitação do serviço, se desejar, o motorista poderá cadastrar um endereço alternativo para o recebimento da sua CNH, que valerá somente para este fim, não alterando o endereço de cadastro do seu prontuário.

Para informações sobre como atualizar o endereço de cadastro do seu prontuário, utilizado para envio de notificações e multas do Detran-SP, clique aqui.

Para verificar se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios, acesse "Acompanhamento de serviços de CNH".

Se no prazo informado você não recebeu seu documento, clique aqui.

Documento de habilitação emitido com algum erro - saiba mais.

 
CNH Digital - documento opcional

Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa.

Selecione a opção de acordo com a sua situação:

 

 

Normas

  • Código de Trânsito Brasileiro (CTB), arts. 140, 141, 143, 147, 148. Clique aqui para acessar o CTB.
  • Resoluções Contran nº 789/2020, 849/21, 927/22 e 1001/23. Clique aqui para acessar as resoluções do Contran
  • Portaria Detran-SP n.º 116/16, 54/16 (dispõe sobre documento de identidade e comprovante de endereço), 325/22
  • Comunicado da Diretoria de Habilitação do Detran-SP nº 06/19.

Atenção!  
As normas acima não esgotam a fundamentação legal referente a este serviço.
Outras leis, tratados internacionais, resoluções, decretos, portarias ou comunicados podem regular o tema.

Veja as normas de trânsito.

 

 

Voltar