Permissão para dirigir (1ª habilitação)

Primeiro documento de habilitação para os candidatos aprovados nas categorias A (motocicleta e veículos similares), B (automóvel e veículos semelhantes), ou A e B.
Além disso, o candidato poderá solicitar ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B.

Validade: 1 ano.

Aviso importante!
Se você pretende obter somente a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), clique aqui.

Faça pela Internet


  • Ser penalmente imputável (ter 18 anos e compreender as consequências de seus atos, podendo ser responsabilizado penalmente por eles).
  • Saber ler e escrever em português.
  • Ter documento de identidade (RG ou equivalente) com foto atual e CPF próprio.
  • Solicitar o serviço no Detran.SP (Unidade ou Circunscrição Regional de Trânsito/Ciretran) do município de endereço do candidato. Verifique detalhes em Onde solicitar, abaixo.

O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento. Clique aqui para agendar.

Verifique mais detalhes abaixo, no campo Passo a passo.

O próprio candidato, pessoalmente ou por meio de um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola).

Solicite o serviço de acordo com as situações abaixo:

Agendamento na internet (antes de ir ao Detran.SP)

 

Geração de cadastro no Detran.SP

Clique aqui para gerar o cadastro para o início do processo de 1ª habilitação, informando os dados solicitados.

Atenção!
Para solicitar esta etapa do processo de 1ª habilitação pelo portal do Detran.SP, o candidato deve ter um RG emitido no Estado de São Paulo e com menos de 06 anos de data de expedição. Caso o candidato não tenha um RG emitido nestas condições, deve solicitar o cumprimento desta etapa do serviço pessoalmente no Detran.SP mediante agendamento (verifique detalhes na hipótese de solicitação do serviço “Presencialmente - para os demais casos”).

 

Exame médico


 

Exame médico

Faça o exame médico (aptidão física e mental) e a avaliação psicológica:

  • Capital: vá aos profissionais próximos a você, desde que credenciados na cidade pelo Detran.SP. Veja clínicas da capital .
  • Outras cidades: vá aos profissionais credenciados (indicados pela unidade de atendimento, conforme divisão equitativa).

Atenção! A taxa de cada exame é paga diretamente ao médico e ao psicólogo.

Não concorda com o resultado do exame médico? Clique aqui.

Validade da avaliação psicológica - saiba mais.

Depois de considerado apto no exame médico e na avaliação psicológica, o motorista cassado em processo de reabilitação deve fazer o curso de reciclagem. Veja detalhes aqui.

 

Curso teórico

 

Curso teórico

Depois de considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, matricule-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran.SP.

Apresente RG, CPF, comprovante de endereço e o Formulário Renach entregue pelo psicólogo.

Faça o curso teórico de 45 horas-aula. A autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso teórico de 45 horas-aula para a habilitação na categoria B, faça o curso teórico para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso teórico de 20 horas-aula, efetuando apenas a respectiva prova, conforme adequação do Detran.SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 778/19).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas teóricas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova teórica

 

Prova teórica

Pague a taxa Detran.SP de exame teórico e marque a prova, conforme as vagas disponíveis. 

Clique aqui para verificar informações sobre agendamento do exame teórico.

Prepare-se para a prova no site do Detran.SP, veja detalhes aqui.

Faça a prova teórica no local, dia e horário marcados. Para tanto, apresente um documento de identificação pessoal (vide campo Documentos e formulários), e informe o protocolo de agendamento do exame teórico (caso o exame tenha sido agendado pelo portal do Detran.SP).

Se for reprovado na prova teórica, o candidato deve aguardar quinze dias para pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP e remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado ou pelo portal do Detran.SP. Veja detalhes aqui.

Se for reprovado na prova teórica, o candidato deve pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP e remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado ou pelo portal do Detran.SP. Veja detalhes aqui.

 

Curso prático

 

Curso prático

Depois de aprovado na prova teórica, matricule-se numa autoescola credenciada que ofereça curso prático. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran.SP.

A autoescola irá imprimir a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Com ela, você pode iniciar o curso de direção veicular na categoria pretendida:

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo 20 horas-aula, das quais 04 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo 25 horas-aula, distribuídas na seguinte conformidade:

a) 20 horas-aula em veículo de aprendizagem, das quais 04 no período noturno;

b) 05 horas-aula em simulador de direção veicular, das quais 01 com conteúdo noturno.

Para atendimento da carga horária prevista para habilitação na categoria B, o candidato poderá substituir até 03 das 04 aulas práticas noturnas que devem ser realizadas em veículo de aprendizagem por aulas no simulador, desde que realize pelo menos 01 aula em veículo de aprendizagem na via pública. 

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

Após a conclusão do curso, a autoescola deverá marcar o exame prático.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso prático para a habilitação na categoria B, faça o curso prático para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso prático (mínimo de 05 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno), efetuando apenas a respectiva prova. Caso reprove no exame prático, o candidato deverá se submeter às aulas práticas para poder realizar novo exame, conforme adequação do Detran.SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 778/19).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas práticas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova prática

 

 

Prova prática

Pague a taxa Detran.SP de exame prático e faça a prova prática no local, dia e horário marcados, no veículo da autoescola.

Se for reprovado no exame prático, o candidato deve aguardar quinze dias para pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.

Se for reprovado no exame prático, o candidato deverá pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.

Clique aqui e consulte o manual do cidadão para o exame prático de direção veícular.

 

Emissão de Documento


 

Emissão de documento

Se aprovado na prova prática, pague a taxa Detran.SP de Emissão da Permissão para dirigir.

Receba o documento no endereço cadastrado em até sete dias úteis.

Se no prazo informado você não recebeu seu documento, clique aqui.

 

 
CNH Digital - documento opcional

Se desejar, assim que o seu documento for emitido, faça também o download da versão digital da sua CNH no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito".

Clique aqui para verificar as orientações.

     

 

 

Cadastro no Denatran

Cadastre-se no Portal de Serviços do Denatran para receber um e-mail com o número da habilitação e o código de segurança.

Atenção!
Verifique o recebimento de e-mail do Denatran (remetente: portalservicos@portalservicos.denatran.serpro.gov.br.) com os dados da sua CNH e o código de segurança na caixa de entrada, spam ou lixeira do seu e-mail.

O código de segurança da CNH também pode ser consultado pelo portal do Detran.SP, portal do Poupatempo ou aplicativo “Poupatempo Digital”. Veja detalhes aqui.

 

 

 

Baixe o aplicativo da CNH Digital no seu telefone celular

Faça o download do aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" no seu telefone celular (disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS).

 

 

 

Faça a ativação da sua CNH digital

Ative a versão digital da CNH no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito", informando os dados do e-mail recebido do Denatran.

Clique aqui para mais informações sobre a CNH Digital.

Atenção!
Na CNH Digital, independentemente do município de registro da CNH, sempre irá constar a cidade sede de cada Detran no campo "Local" do documento de habilitação, que no caso do Detran.SP será a cidade de São Paulo (capital).

 

 

Casos Específicos

 

Casos Específicos

Segue os mesmos procedimentos da Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação), com diferenças no exame médico e na prova prática.

O exame de aptidão física e mental, feito por médico credenciado especialmente para atender pessoas com restrições, atesta a deficiência e indica adaptações necessárias para o veículo.

Candidato da capital com deficiência física pode escolher a clínica credenciada para fazer o exame médico. Veja clínicas da capital.

A prova prática deve ser feita em veículo adaptado em unidade com banca especial.

Veículo para a prova prática

Na data da prova, o candidato poderá utilizar veículo do CFC ou veículo particular de sua propriedade ou de parente (cônjuge, companheiro ou pessoa de qualquer outro grau de parentesco).

Para utilizar veículo particular, é necessário que o veículo esteja em situação regular de registro perante o Detran.SP e seja previamente aprovado em vistoria veicular realizada pela unidade de atendimento sem custo ao cidadão


Para a vistoria que deve ser realizada antes do dia da prova prática, é necessário
que o motorista preencha um requerimento a ser obtido na própria unidade de atendimento, e apresente-o juntamente com o veículo a ser utilizado nos pátios do Detran.SP:

  • Na capital, veja aqui endereços de pátios na capital.
  • Nas outras cidades do Estado de São Paulo, no local indicado pela Ciretran.

Além disso, o motorista deve apresentar seu documento de identificação pessoal e o documento de licenciamento do veículo (CRLV). Se o veículo não for de sua propriedade, deve apresentar ainda documentos que comprovem o grau de parentesco


Comprovante de parentesco: RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

Graus de parentesco - saiba mais.

Local da prova prática

Se o local onde o processo de 1ª habilitação foi solicitado não tiver banca especial, a prova prática poderá ser realizada em qualquer unidade com banca especial à escolha do candidato, dentro da mesma região administrativa do Detran.SP


O candidato somente poderá fazer a prova prática em Ciretran de outra região administrativa do Detran.SP se não houver outra unidade de atendimento com banca especial dentro da mesma região.

Na capital, o atendimento pode ser iniciado em qualquer Unidade, mas a prova prática será realizada:

  • no Centro de Tecnologia e Inovação Imigrantes - CTI Imigrantes (Av. Imigrantes Km 11,5 - Vila Guarani - Jabaquara) somente para os processos da categoria B de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular.
  • no Shopping Aricanduva (Av. Aricanduva, 5555) para os processos de todas as categorias (inclusive a categoria B) de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular

Agendamento da prova prática 
A solicitação de agendamento do exame prático para pessoa com deficiência será feita exclusivamente pelo e-mail examespcd.capital@detran.sp.gov.br.

A mensagem deve ser enviada até às 12h00 impreterivelmente. As mensagens após este horário serão desconsideradas.

A taxa para o exame prático deve, obrigatoriamente, já estar paga para a solicitação do agendamento, de preferência, antes do envio da mensagem. Se o agendamento não for realizado por este motivo, o mesmo será desconsiderado.

Agendamento da prova prática por CFCs


Todos os CFCs devem enviar mensagem para o endereço de e-mail acima solicitando agendamento de exames, direcionando para a localidade: Aricanduva ou Imigrantes. No campo Assunto (título da mensagem), o CFC deve escrever obrigatoriamente o seguinte título:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
- IMIGRANTES – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
É de responsabilidade do CFC verificar no sistema e-CNH os agendamentos realizados, imprimir o comprovante do mesmo e apresentar no dia do exame prático.

Agendamento da prova prática por candidato particular


No caso de agendamento para candidato particular, não matriculado em CFC, o título da mensagem, obrigatoriamente, deve ser de acordo com a localidade e/ou categoria:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
- IMIGRANTES – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
O candidato particular deve enviar mensagem informando nome, CPF, telefones de contato e endereço de e-mail e pagar a taxa do exame prático obrigatoriamente, de preferência antes do envio da mensagem, evitando envio desnecessários de mensagens posteriores. O candidato particular será informado pela unidade, do dia a ser realizado o exame prático. Na impossibilidade da sua presença no dia informado, ele deve aguardar novo contato para uma data futura.

Motorista com Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação) que cometeu infração gravíssima (7 pontos) ou grave (5 pontos) ou mais de uma média (4 pontos cada) no período de 12 meses deve reiniciar todo o processo de Primeira Habilitação. Veja detalhes aqui.

Atenção!
O novo processo de habilitação somente poderá ser iniciado após o vencimento da permissão para dirigir, ou seja, após 1 ano da data de emissão deste documento.

Somente depois de considerado apto no exame médico e na avaliação psicológica, o motorista deve fazer o curso de reciclagem. Veja detalhes aqui.

Depois que o motorista concluir o processo, o Detran.SP emitirá sua CNH definitiva.

Agendamento na internet (antes de ir ao Detran.SP)

 

Agendamento na internet (antes de ir ao Detran.SP)

O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento. Clique aqui para agendar.

 

Confirme seus dados no Detran.SP

 

 

Confirme seus dados no Detran.SP
  • Vá ao Detran.SP e leve os documentos solicitados.
  • Verifique se os dados do seu cadastro estão corretos.
  • Suas digitais, foto e assinatura serão coletadas nesse momento. Clique aqui para mais informações sobre coleta biométrica.
  • Escreva frases ditadas pelo atendente, teste que comprova sua alfabetização.

 

Exame médico


 

Exame médico

Faça o exame médico (aptidão física e mental) e a avaliação psicológica:

  • Capital: vá aos profissionais próximos a você, desde que credenciados na cidade pelo Detran.SP. Veja clínicas da capital .
  • Outras cidades: vá aos profissionais credenciados (indicados pela unidade de atendimento, conforme divisão equitativa).

Atenção! A taxa de cada exame é paga diretamente ao médico e ao psicólogo.

Não concorda com o resultado do exame médico? Clique aqui.

Validade da avaliação psicológica - saiba mais.

Depois de considerado apto no exame médico e na avaliação psicológica, o motorista cassado em processo de reabilitação deve fazer o curso de reciclagem. Veja detalhes aqui.

 

Curso teórico

 

Curso teórico

Depois de considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, matricule-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran.SP.

Apresente RG, CPF, comprovante de endereço e o Formulário Renach entregue pelo psicólogo.

Faça o curso teórico de 45 horas-aula. A autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso teórico de 45 horas-aula para a habilitação na categoria B, faça o curso teórico para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso teórico de 20 horas-aula, efetuando apenas a respectiva prova, conforme adequação do Detran.SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 778/19).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas teóricas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova teórica

 

Prova teórica

Pague a taxa Detran.SP de exame teórico e marque a prova, conforme as vagas disponíveis. 

Clique aqui para verificar informações sobre agendamento do exame teórico.

Prepare-se para a prova no site do Detran.SP, veja detalhes aqui.

Faça a prova teórica no local, dia e horário marcados. Para tanto, apresente um documento de identificação pessoal (vide campo Documentos e formulários), e informe o protocolo de agendamento do exame teórico (caso o exame tenha sido agendado pelo portal do Detran.SP).

Se for reprovado na prova teórica, o candidato deve aguardar quinze dias para pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP e remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado ou pelo portal do Detran.SP. Veja detalhes aqui.

Se for reprovado na prova teórica, o candidato deve pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP e remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado ou pelo portal do Detran.SP. Veja detalhes aqui.

 

Curso prático

 

Curso prático

Depois de aprovado na prova teórica, matricule-se numa autoescola credenciada que ofereça curso prático. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran.SP.

A autoescola irá imprimir a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Com ela, você pode iniciar o curso de direção veicular na categoria pretendida:

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo 20 horas-aula, das quais 04 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo 25 horas-aula, distribuídas na seguinte conformidade:

a) 20 horas-aula em veículo de aprendizagem, das quais 04 no período noturno;

b) 05 horas-aula em simulador de direção veicular, das quais 01 com conteúdo noturno.

Para atendimento da carga horária prevista para habilitação na categoria B, o candidato poderá substituir até 03 das 04 aulas práticas noturnas que devem ser realizadas em veículo de aprendizagem por aulas no simulador, desde que realize pelo menos 01 aula em veículo de aprendizagem na via pública. 

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo de 20 horas-aula.

categoria B (automóvel): no mínimo de 20 horas-aula.

Para habilitação na categoria B, o candidato poderá optar por realizar até 05 aulas em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

Após a conclusão do curso, a autoescola deverá marcar o exame prático.

Candidato, se você solicitou ao mesmo tempo a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e habilitação na categoria B, além do curso prático para a habilitação na categoria B, faça o curso prático para a obtenção da ACC (opcional, conforme regras abaixo):

No período entre 30 de setembro de 2019 e 30 de setembro de 2020, os candidatos à obtenção da ACC poderão deixar de fazer o curso prático (mínimo de 05 horas-aula, das quais pelo menos 01 no período noturno), efetuando apenas a respectiva prova. Caso reprove no exame prático, o candidato deverá se submeter às aulas práticas para poder realizar novo exame, conforme adequação do Detran.SP (Comunicado DH nº 06/19) às novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução nº 778/19).

A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas práticas disciplinadas pela regulamentação do Contran.

 

Prova prática

 

 

Prova prática

Pague a taxa Detran.SP de exame prático e faça a prova prática no local, dia e horário marcados, no veículo da autoescola.

Se for reprovado no exame prático, o candidato deve aguardar quinze dias para pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.

Se for reprovado no exame prático, o candidato deverá pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.

 

Emissão de Documento


 

Emissão de documento

Se aprovado na prova prática, pague a taxa Detran.SP de Emissão da Permissão para dirigir.

Receba o documento no endereço cadastrado em até sete dias úteis.

Se no prazo informado você não recebeu seu documento, clique aqui.

 

 
CNH Digital - documento opcional

Se desejar, assim que o seu documento for emitido, faça também o download da versão digital da sua CNH no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito".

Clique aqui para verificar as orientações.

     

 

 

Cadastro no Denatran

Cadastre-se no Portal de Serviços do Denatran para receber um e-mail com o número da habilitação e o código de segurança.

Atenção!
Verifique o recebimento de e-mail do Denatran (remetente: portalservicos@portalservicos.denatran.serpro.gov.br.) com os dados da sua CNH e o código de segurança na caixa de entrada, spam ou lixeira do seu e-mail.

O código de segurança da CNH também pode ser consultado pelo portal do Detran.SP, portal do Poupatempo ou aplicativo “Poupatempo Digital”. Veja detalhes aqui.

 

 

 

Baixe o aplicativo da CNH Digital no seu telefone celular

Faça o download do aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" no seu telefone celular (disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS).

 

 

 

Faça a ativação da sua CNH digital

Ative a versão digital da CNH no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito", informando os dados do e-mail recebido do Denatran.

Clique aqui para mais informações sobre a CNH Digital.

Atenção!
Na CNH Digital, independentemente do município de registro da CNH, sempre irá constar a cidade sede de cada Detran no campo "Local" do documento de habilitação, que no caso do Detran.SP será a cidade de São Paulo (capital).

 

 

Casos Específicos

 

Casos Específicos

Segue os mesmos procedimentos da Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação), com diferenças no exame médico e na prova prática.

O exame de aptidão física e mental, feito por médico credenciado especialmente para atender pessoas com restrições, atesta a deficiência e indica adaptações necessárias para o veículo.

Candidato da capital com deficiência física pode escolher a clínica credenciada para fazer o exame médico. Veja clínicas da capital.

A prova prática deve ser feita em veículo adaptado em unidade com banca especial.

Veículo para a prova prática

Na data da prova, o candidato poderá utilizar veículo do CFC ou veículo particular de sua propriedade ou de parente (cônjuge, companheiro ou pessoa de qualquer outro grau de parentesco).

Para utilizar veículo particular, é necessário que o veículo esteja em situação regular de registro perante o Detran.SP e seja previamente aprovado em vistoria veicular realizada pela unidade de atendimento sem custo ao cidadão


Para a vistoria que deve ser realizada antes do dia da prova prática, é necessário
que o motorista preencha um requerimento a ser obtido na própria unidade de atendimento, e apresente-o juntamente com o veículo a ser utilizado nos pátios do Detran.SP:

  • Na capital, veja aqui endereços de pátios na capital.
  • Nas outras cidades do Estado de São Paulo, no local indicado pela Ciretran.

Além disso, o motorista deve apresentar seu documento de identificação pessoal e o documento de licenciamento do veículo (CRLV). Se o veículo não for de sua propriedade, deve apresentar ainda documentos que comprovem o grau de parentesco


Comprovante de parentesco: RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

Graus de parentesco - saiba mais.

Local da prova prática

Se o local onde o processo de 1ª habilitação foi solicitado não tiver banca especial, a prova prática poderá ser realizada em qualquer unidade com banca especial à escolha do candidato, dentro da mesma região administrativa do Detran.SP


O candidato somente poderá fazer a prova prática em Ciretran de outra região administrativa do Detran.SP se não houver outra unidade de atendimento com banca especial dentro da mesma região.

Na capital, o atendimento pode ser iniciado em qualquer Unidade, mas a prova prática será realizada:

  • no Centro de Tecnologia e Inovação Imigrantes - CTI Imigrantes (Av. Imigrantes Km 11,5 - Vila Guarani - Jabaquara) somente para os processos da categoria B de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular.
  • no Shopping Aricanduva (Av. Aricanduva, 5555) para os processos de todas as categorias (inclusive a categoria B) de candidato que opte por realizar o procedimento de forma particular

Agendamento da prova prática 
A solicitação de agendamento do exame prático para pessoa com deficiência será feita exclusivamente pelo e-mail examespcd.capital@detran.sp.gov.br.

A mensagem deve ser enviada até às 12h00 impreterivelmente. As mensagens após este horário serão desconsideradas.

A taxa para o exame prático deve, obrigatoriamente, já estar paga para a solicitação do agendamento, de preferência, antes do envio da mensagem. Se o agendamento não for realizado por este motivo, o mesmo será desconsiderado.

Agendamento da prova prática por CFCs


Todos os CFCs devem enviar mensagem para o endereço de e-mail acima solicitando agendamento de exames, direcionando para a localidade: Aricanduva ou Imigrantes. No campo Assunto (título da mensagem), o CFC deve escrever obrigatoriamente o seguinte título:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
- IMIGRANTES – AGENDAMENTOS PARA PcD – NOME DO CFC E NR DO SAE
É de responsabilidade do CFC verificar no sistema e-CNH os agendamentos realizados, imprimir o comprovante do mesmo e apresentar no dia do exame prático.

Agendamento da prova prática por candidato particular


No caso de agendamento para candidato particular, não matriculado em CFC, o título da mensagem, obrigatoriamente, deve ser de acordo com a localidade e/ou categoria:
- ARICANDUVA – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
- IMIGRANTES – AGENDAMENTO PARA PcD – NOME DO PARTICULAR
O candidato particular deve enviar mensagem informando nome, CPF, telefones de contato e endereço de e-mail e pagar a taxa do exame prático obrigatoriamente, de preferência antes do envio da mensagem, evitando envio desnecessários de mensagens posteriores. O candidato particular será informado pela unidade, do dia a ser realizado o exame prático. Na impossibilidade da sua presença no dia informado, ele deve aguardar novo contato para uma data futura.

Motorista com Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação) que cometeu infração gravíssima (7 pontos) ou grave (5 pontos) ou mais de uma média (4 pontos cada) no período de 12 meses deve reiniciar todo o processo de Primeira Habilitação. Veja detalhes aqui.

Atenção!
O novo processo de habilitação somente poderá ser iniciado após o vencimento da permissão para dirigir, ou seja, após 1 ano da data de emissão deste documento.

Somente depois de considerado apto no exame médico e na avaliação psicológica, o motorista deve fazer o curso de reciclagem. Veja detalhes aqui.

Depois que o motorista concluir o processo, o Detran.SP emitirá sua CNH definitiva.

  • Informe o número do protocolo de agendamento no momento do atendimento
  • RG ou documento de identidade equivalente - original e cópia simples
  • Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica).
  • Documentos de identificação funcional emitidos pelas polícias federal e estaduais.
  • Documentos de identidade de conselhos ou ordens de classe, com foto.
  • Carteiras de identidade funcional de servidores públicos estaduais, emitidas pelas secretarias de Estado, órgão ou unidade a que o servidor esteja vinculado (Lei nº 7.836/92 e Decreto nº 39.670/94).
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • e-Título (versão digital do título de eleitor).
  • Passaporte.
  • Protocolo de refúgio.
  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)*.
  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)*.
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM)*.
  • Carteira de Registro Diplomático (CRD) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) com documento que comprove filiação*.

    * Estrangeiro: se solicitou a CIE, a CRNM, o DPRNM ou a CRD, mas ainda não recebeu o documento, clique aqui.

    Atenção!
    O documento de identidade deve estar em perfeito estado de conservação, com foto atual, sem abertura, fotografia danificada e outras deteriorações que dificultem identificar o cidadão ou impeçam a avaliação da autenticidade.

    Clique aqui para mais informações sobre documentos de identidade.

  * Junto com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) - original e cópia simples


Substitutos do CPF: 

  • Documento próprio da Receita Federal, como o comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita Federal do Brasil na internet. 
  • Número do CPF que consta no RG.
  • Um comprovante de endereço em nome do motorista, emitido há no máximo três meses - original e cópia simples


Comprovantes aceitos (recebidos pelos Correios ou impressos de 2ª via obtidos na internet):

  • Contas de energia elétrica, água, gás e telefone.
  • Carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), do ITR (Imposto Territorial Rural) e de condomínio.
  • Correspondências recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, da administração direta ou autárquica.
  • Qualquer correspondência enviada pelos Correios.
  • Contrato de locação de imóvel em vigor.


Validade: a emissão do comprovante deve ter acontecido há, no máximo, três meses. Nos casos dos carnês do IPTU, ITR e condomínio, a validade ocorre em relação ao pagamento da última parcela.

Observações:

  • Se o interessado não tiver comprovante de endereço em seu próprio nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais, irmãos e filhos, desde que seja apresentado documento original que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).
  • Em caso de imóvel alugado, se o interessado não tiver comprovante de endereço em seu próprio nome, será aceito comprovante em nome do proprietário ou locatário do imóvel, desde que acompanhado de declaração simples do proprietário ou locatário, sob as penas da lei, de que o interessado reside em seu imóvel.


Clique aqui para mais informações sobre comprovante de endereço.

  • Formulário com resultado do(s) exame(s) entregue pelo último perito consultado (médico ou psicólogo)


Local para obtenção: logo depois de efetuar os exames, o médico e o psicólogo entregarão ao candidato o formulário conhecido como Planilha Renach preenchido, com seu carimbo e assinatura.

1) Exame médico (aptidão física e mental) - pagar ao médico: R$ 96,00.

Se pessoa com deficiência - pagar ao médico: R$ 70,40.

2) Avaliação psicológica - pagar ao psicólogo: R$ 112,00.

3) Aulas teóricas: consultar a autoescola (pagar à empresa).

4) Aulas práticas: consultar a autoescola (pagar à empresa).

5) Taxa Detran.SP de exame teórico - pagar em banco conveniado: R$ 40,00. Veja aqui os bancos conveniados.

Efetue o pagamento da taxa em um dos bancos conveniados abaixo:

  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran.SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco do Brasil.
  • Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamentos, Sem código de barras, IPVA e Taxa Detran (SP, PR, BA e SC)/Tributos, selecione a opção de pagamento, IPVA - Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Exames - CNH - Carteira Nacional de Habilitação, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF, selecione a opção “Exame Habilitacao Teorico”.
  • Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Pagamentos, Impostos e Taxas, IPVA/taxas Detran (São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Paraná), IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Exames-CNH-Carteira Nacional Habilitação, digite o seu CPF e clique em “Exame Habilitacao Teorico”.
  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran.SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco Bradesco.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas), selecione a opção "São Paulo", Taxas Detran, Serviço: Exames-CNH-Carteira Nacional Habilitação, Tipo de serviço: Exame Habilitação Teórico.
  • Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, Taxas ou Contribuições), Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas), selecione o estado (UF) de emplacamento: São Paulo, Tipo de débito: Taxas Detran, Serviço: Exames - CNH - Carteira Nacional Habilitacao, Tipo de serviço: Exame Habilitacao Teorico, Tipo de pessoa: Pessoa física e digite o seu CPF.
  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran.SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco Santander.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran.SP, Taxa Detran, Exame-CNH-Carteira Nacional Habilitacao, “Exame Habilitacao Teórico". 
  • Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Pagamentos e Recargas , Multas, IPVA e outros – DETRAN, Selecionar um Estado (São Paulo),  Taxas DETRAN, Selecione o sub-serviço: Exames-CNH-Carteira Nacional Habilitacao, Tipo de sub-serviço: “Exame Habilitacao Teorico” e digite o seu CPF.
  • Casas Lotéricas: vá ao caixa, informe seu CPF e solicite o pagamento do “Exame teórico" da habilitacao.

6) Taxa Detran.SP de exame prático - pagar em banco conveniado: R$ 40,00.

7) Taxa Detran.SP de emissão da Permissão para dirigir com o custo de envio pelo correio (R$ 11,00) - pague em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco e Santander): R$ 107,00

Nos bancos conveniados abaixo:

  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran.SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco do Brasil.
  • Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamentos, Sem código de barras, IPVA e Taxa Detran (SP, PR, BA e SC)/Tributos, selecione a opção de pagamento, IPVA - Taxas DETRAN Estado de São Paulo, CNH-Cart. Nac. de Habilitação - Registro, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF, selecione a opção “Emissão de CNH - 2ª via renov/adicao/re - com postagem”.
  • Pela internet www.bb.com.br): escolha a opção Pagamentos, Impostos e Taxas, IPVA/taxas Detran (São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Paraná), IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo, CNH-Cart. Nac. Habilitação e Registro, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF e clique em “Emissao CNH-2a via renov/adicao/re”, com postagem.
  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran.SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco Bradesco.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Débitos de Veículos, selecione a opção "São Paulo", Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, insira o CPF e selecione a opção "Residência" para postagem via correio. 
  • Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, Taxas ou Contribuições), Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas), selecione o estado (UF) de emplacamento: São Paulo, Tipo de débito: Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, Tipo de pessoa: Pessoa física, insira o CPF e Local de entrega: Residência.
  • Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran.SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco Santander.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran.SP, Taxa Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao CNH-2ª via renov/adição/reabilit”, insira o CPF e selecione a opção "Correio" para postagem via correio.
  • Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Pagamentos e Recargas , Multas, IPVA e outros – DETRAN, Selecionar um Estado (São Paulo), Taxas DETRAN, Selecione o sub-serviço: CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, Tipo de sub-serviço: “Emissao CNH-2a via renov/adicao/reabilit”, digite o seu CPF e selecione “Enviar pelo correio”.
  • Casas Lotéricas: vá ao caixa, informe seu CPF e solicite o pagamento da “Taxas de CNH (Definitiva, 2ª Via renov/adição/reab, Transferência)", com remessa do documento pelo correio.

Atenção! As taxas Detran.SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados - Banco do Brasil, Bradesco e Santander - e registradas pelo CPF do candidato.

O pagamento pode ser feito no local com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo nas unidades com o novo padrão de atendimento. Veja detalhes aqui.

Algumas unidades contam com um posto de correspondente bancário. Veja detalhes aqui.
 

Para verificar se a Permissão para dirigir já foi emitida e enviada pelos Correios, o motorista poderá consultar o serviço online “Acompanhamento de serviços de CNH”.

Documento de habilitação emitido com algum erro por parte do Detran.SP - saiba mais.

Legislação

Atenção!  
A legislação acima não esgota a fundamentação legal referente a este serviço.
Outras leis, tratados internacionais, resoluções, decretos, portarias ou comunicados podem regular o tema.

Veja a legislação de trânsito.

 

 

Voltar