Transformação digital no Detran-SP é destaque no Encontro Nacional dos Detrans, na Paraíba

05/04/2024

São Paulo, 5 de abril de 2024 — A transformação digital promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e a Transferência Digital de Veículos (TDV) foram destaque na participação do Detran-SP no 79º Encontro Nacional dos Detrans, em João Pessoa, na Paraíba. As inovações implementadas desde o início de 2023 e os investimentos na modernização dos sistemas para facilitar a vida da população chamaram a atenção das cerca de 400 pessoas que compunham a plateia.

"Estou aqui para contar como estamos transformando os serviços públicos em São Paulo com a digitalização: fazendo tudo mais rápido, mais barato e transparente. Nosso foco? Simplificar sua vida. Tornamos o acesso aos serviços do Detran mais fáceis e ágeis. São Paulo está se destacando na transformação digital, mostrando o caminho para um Estado mais eficiente. As mudanças já começam a fazer uma diferença enorme na vida dos cidadãos. E acreditem, é só o começo", diz Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

A Transferência Digital de Veículos (TDV), lançada há quase um mês pelo Detran-SP, foi um exemplo prático, durante a apresentação de Aggio no Encontro, de como um órgão de estado tem a capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas. Atualmente, por ano, são 4,7 milhões de transferências de veículos em São Paulo. O processo que, antes dependia da ida ao cartório e poderia levar até 30 dias para ser concluído, agora, pode ser finalizado em cinco minutos graças à TDV.

A ferramenta, 100% automatizada, oferece todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com todas as validações no mesmo acesso. Está disponível para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro - nesta primeira fase, para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV-e em formato digital, dentro do território estadual. A iniciativa integra o pacote de medidas de transformação digital e automação para oferta de melhores serviços à população, diretriz do Detran-SP.

"O Detran-SP, em colaboração com a Prodesp e o suporte da Secretaria de Gestão e Governo Digital, se tornou pioneiro no Brasil ao transformar radicalmente o processo de compra e venda de veículos. O caminho para a transformação é desafiador, mas agora é possível concluir todo o processo de forma segura, direta e rápida. Com apenas um celular, o download do documento de vistoria e o pagamento da taxa via Pix, tudo se resolve. Registramos casos de compradores que emitiram seus documentos em apenas 41 segundos. Esse avanço só foi viável com a otimização dos nossos processos internos, colocando foco nas pessoas, nos processos e na tecnologia”, detalhou Aggio.

Até 2026, o Detran-SP pretende implementar ainda mais facilidades digitais como novas plataformas de portal e aplicativo, registro online de veículos novos, criação de uma Central Estadual de Veículos, novas facilidades digitais para emissão de documentos e agendamentos de serviços e modernização e otimização dos processos de fiscalização de trânsito.

79º Encontro Nacional dos Detrans

O 79º Encontro Nacional dos Detrans teve início oficialmente na noite de quarta-feira (3), no Intermares Hall, em João Pessoa. O evento foi organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), em parceria com o Detran Paraíba. A solenidade de abertura contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevedo, da diretora de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, representando o Senatran, do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, de diretores e representantes dos 27 Departamentos de Trânsito do país.

O Detran-SP foi representado pelo diretor-presidente Eduardo Aggio, pelo diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização Ícaro da Silva, diretor de Atendimento ao Cidadão Lucas Papais e o assessor de Gabinete Anderson Poddis.

O presidente da AND, Álvaro Duarte, diretor do Detran Roraima, destacou a importância da presença dos órgãos que pensam trânsito diariamente. “A AND conta com vocês para uma sociedade mais consciente do seu papel no trânsito. A palavra-chave sempre vai ser cidadania. A cidadania no trânsito muda a sociedade. Uma base bem construída com certeza terá alicerces futuros muito mais sólidos, mas para isso, nós dependemos de vocês que estão aqui, de levar a mensagem de um trânsito mais seguro para nossas cidades, nossos estados”, pontuou Álvaro.

O governador da Paraíba, João Azevedo, falou da importância da educação no trânsito. “Eu imagino sempre como leitura de que nós só teremos um trânsito que seja efetivamente responsável quando a gente conseguir educar as nossas crianças verdadeiramente com a responsabilidade, com o sentimento de responsabilidade que precisa ter para tomar conta de um volante. Sou ex-professor e acredito muito na educação tem que começar cedo e isso inclui a educação no trânsito.”

O Encontro visa promover um amplo debate sobre o trânsito, por meio de painéis, cursos, palestras e fóruns que proporcionam uma troca de experiências entre técnicos, servidores e diretorias. Nos dias de Encontro, foram debatidos temas relacionados ao trânsito e legislação, além de cases de sucesso, tecnologias e soluções aplicadas nas mais diversas áreas do setor. O evento reúne diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito, autoridades locais, técnicos da área de trânsito e colaboradores de setores que atuam com políticas públicas de trânsito.

Imagens da palestra do diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio