Serrana não registra óbito no trânsito há quatro anos, revela Detran.SP

03/06/2021

Serrana não é um oásis apenas quando o assunto é imunização da população no combate à Covid-19, com queda significativa de 95% em mortes por conta da aplicação da Coronavac em 75% de seus moradores. Nos últimos quatro anos, o município da região de Ribeirão Preto, de 45 mil habitantes, também é uma referência em redução de óbitos quando o tema é trânsito.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) indicam que Serrana não registra em suas vias urbanas, desde 2016, nenhum acidente com vítimas fatais. Até abril deste ano, foram 22 acidentes sem vítimas fatais em vias urbanas e rodovias. Serrana possui 19.808 condutores registrados e uma frota de 24.518 veículos.

“Os motoristas e pedestres de Serrana têm demonstrado muito respeito pelas leis de trânsito. O resultado dessa educação é evidenciado por números. Nos últimos sete anos, tivemos três registros de vítimas fatais no trânsito da cidade. Logo, Serrana apresenta um índice de mortalidade no trânsito que deve ser destacado, sendo muito abaixo das médias estadual e nacional. Outro fator, é que a soma anual dos acidentes de trânsito na cidade corresponde, aproximadamente, a um milésimo de sua frota. Ou seja, a cada mil veículos, apenas um se envolve em uma ocorrência”, destaca Marcelo Cadelca de Melo, superintendente regional do Detran.SP em Ribeirão Preto.

A educação no trânsito da cidade também se mede pelo número de multas aplicadas. Em 2020, Serrana teve o menor número de autuações aplicadas desde 2012, ou seja, há nove anos. Houve uma redução de 26,4% na comparação com o ano anterior. Foram 1.231 multas no ano passado ante 1.674 em 2019.

Em 2021, até abril, foram aplicadas 389 multas. Entre as principais autuações, uma chama a atenção: dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés/comprometendo a utilização dos pedais. As outras duas foram: foram: deixar de efetuar registro do veículo em 30 dias e conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado.

 

Outras notícias

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP