TDV é uma das estrelas de evento sobre transformação digital na Prodesp

26/04/2024

São Paulo, 26 de abril de 2024 - Quem caminhou pelo saguão da Prodesp, a empresa de tecnologia do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira, logo viu a tela da Transferência Digital de Veículos (TDV). Recém-lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a TDV chamou atenção no 3º Encontro do Governo Digital, evento que reuniu representantes de órgãos e entidades estaduais para apresentar os últimos e futuros passos da transformação digital paulista, capitaneada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Em dois dos seis estandes do evento, os primeiros da trilha que conduzia ao auditório do encontro, monitores mostravam as vantagens da TDV. Um dos espaços era dedicado a falar de hiper-automação e a transferência digital do Detran-SP. Iniciada em 12 de março entre pessoas físicas, a TDV foi um dos grandes cases apresentados. Ali, era possível saber mais, que, agora, com o novo recurso, o tempo necessário para transferir a propriedade de um veículo, antes de três dias a dez dias despencou para minutos – ou menos, como mostram os recordes registrados pela ferramenta, de 21, 24, 39, 41 e 57 segundos.

Outro estande tratava de API (sigla para o inglês Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação), espécie de ponte que se faz para o compartilhamento de informações entre sistemas. Ali, era possível entender a rapidez da TDV. Quando acionado, o recurso convoca e cruza dados de diferentes bases ao mesmo tempo, como o CEP e o CPF de quem realiza a transição. Daí, ser concluída com eficiência.

A relação entre o avanço digital, de um lado, e o serviço à população, de outro, estava presente em todos os espaços de visitação. Em conjunto, eles formavam uma vitrine das frentes em que a SGGD e a Prodesp vêm atuando para modernizar a administração pública – e o atendimento ao cidadão. Entre os projetos apresentados estão o IDP.SP.GOV.BR; Hiperautomação; Cibersegurança; Integrador SP; CMS.SP.GOV.BR e o Plataforma SP. O CMS, por exemplo, ferramenta usada para alimentar de informação os sites oficiais do estado, era tema de outro dos estandes.

A importância dessa relação foi reforçada com dados trazidos pela pesquisadora Manuella Maia Ribeiro, doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e analista de informações do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Manuella citou dados de pesquisas TIC Domicílios, que mostram que um terço dos moradores paulistas buscam informações em sites oficiais: 33%.

“Precisamos estar de olho no avanço digital, mas também na inclusão digital”, frisou Manuella, citando uma questão hoje frequente em debates no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Em outras palavras, digitalizar é preciso, mas ninguém deve ficar de fora.

A fala de Manuella foi ecoada por Fernando Coelho, professor de Administração Pública da EACH-USP, que fechou o evento. “É preciso refletir sobre o aumento da vulnerabilidade e da desigualdade social no país”, disse Fernando. “Pensar em política pública hoje, em gestão pública, é pensar digitalmente. Mas é necessário refletir também sobre o impacto da transformação digital na produtividade e na qualidade do gasto público, e se estamos criando valor para a sociedade.”

Para Fernando, dois critérios devem ser levados em conta quando se pensa em modernização. O primeiro é o de equidade, fundamental em uma sociedade desigual como a nossa. O segundo, o de efetividade: pensar de que forma um serviço ou uma política pública transforma a vida das pessoas.