Detran-SP promove segunda campanha de doação de sangue em 2024

04/09/2024

São Paulo, 03 de setembro de 2024 – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promoveu, na última segunda-feira (02/09), em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, a segunda campanha interna de doação de sangue de 2024. No total, 64 funcionários compareceram ao auditório na sede do Detran-SP contribuindo com a coleta das bolsas de sangue. Fato importante é que cada doação é capaz de salvar até três vidas.

“Esse tipo de ação é importante, porque salva várias pessoas. Como já fazia algum tempo que eu não doava, aproveitei a oportunidade. Além de ajudar o próximo, nunca saberemos quando será a nossa vez de receber ajuda. Ninguém sabe o dia de amanhã”, comenta Keize Rocco, doadora voluntária assídua de sangue e plaquetas, servidora da Gerência de Recursos Humanos do Detran-SP.

Para materializar a doação é necessário que o doador cumpra os seguintes requisitos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar documentos necessários e formulário de autorização);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente.

A doação é o processo pelo qual a pessoa tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco ou hemocentro, com destinação de uso subsequente em uma transfusão. A iniciativa é composta pelas fases de cadastro, pré-triagem, triagem, coleta e alimentação. Uma doação dura, em média, 15 minutos e alguns dos parâmetros do doador conferidos na hora são: pressão arterial, temperatura corporal, frequência da pulsação, além de realizados teste de anemia e entrevista sobre condições gerais de saúde.

“Sangue é o que os hospitais mais necessitam, então, essa atitude faz extrema diferença na sociedade”, declara Mayra Tavares, doadora voluntária, também da Gerência de Recursos Humanos do Detran-SP.

Além de apoiarem a recuperação de vítimas de sinistros, as doações permitem atendimento a outras demandas de pacientes que precisam de sangue nos hospitais. Leo Dantas Sitibaldi, médico da Fundação Pró-Sangue, ressalta a importância da doação. “A demanda de sangue sempre existe, tanto nos hospitais, quanto em emergências decorrentes de acidentes e de cirurgias. Infelizmente, há uma tendência mundial dos bancos de doações de falta de bolsas de sangue em relação à alta demanda. Sendo assim, a modalidade institucional, que é a chamada coleta externa, nos auxilia bastante a suprir essa demanda.”

Duas campanhas ao ano
O Detran-SP havia promovido uma campanha interna de doação de sangue na sede na capital paulista em maio deste ano, usando o gancho do Maio Amarelo, mês da conscientização em prol da segurança viária. A ideia é manter a frequência de organização de pelo menos duas campanhas internas de doação de sangue, além do apoio e incentivo da autarquia às doações externas e individuais dos seus funcionários.

Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

R$ 20 milhões em peças ilegais: operação conjunta da Polícia Civil e do Detran-SP fecha venda de itens falsificados

24/05/2024

Infosiga entra no ar com a campanha do Maio Amarelo e evento na sede do governo de SP

20/05/2024

Conscientização sobre segurança no trânsito é foco da campanha do Detran-SP durante o Maio Amarelo

20/05/2024

Voltar

 

DETRAN - SP