Detran.SP inicia parceria com a Honda para qualificar 400 motofretistas em Indaiatuba

10/05/2022

Indaiatuba, 10 de maio de 2022 – A Honda, em parceria com o Detran.SP, iniciou hoje (10 de maio), na cidade de Indaiatuba, em seu Centro Educacional de Trânsito, um programa de treinamento em pilotagem segura destinado aos motoentregadores. Os 400 profissionais que participarão do treinamento foram selecionados durante o pitstop do Motofretista Seguro realizado pela autarquia no ano passado no Sambódromo do Anhembi.

Os dez primeiros profissionais que participaram do treinamento desta terça-feira ganharam um capacete de presente da montadora. No final da capacitação, a Honda vai sortear uma motocicleta entre os que concluíram a formação.

Além da diretoria da Honda, representada por Marcos Bento, diretor jurídico e de comunicação, Marcelo Langrafe, diretor comercial, e César de Barros, gerente de relações institucionais, marcaram presença no evento José Guedes, presidente do Sindiauto, Magnelson de Souza, presidente da Feneauto, Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, Gil Almeida e Rodrigo Silva, dirigentes do Sindimoto, e Edgar Silva (Gringo), da AMABR.

“No contexto da pandemia, onde se verificou inclusive um aumento de acidentes envolvendo motoentregadores, acendeu uma luz amarela no Detran.SP: precisamos fazer alguma coisa específica para essa categoria, lembrou o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani. A entrega do Motofretista Seguro não é individual, é coletiva, depende de muitos parceiros. Acho que hoje a gente coroa esse movimento, com esse treinamento aqui na Honda, em um local adequado, com instrutores extremamente qualificados”.

Durante o curso, os profissionais terão aulas práticas e teóricas, com informações técnicas e comportamentais de pilotagem, para que possam desfrutar de todo o potencial dinâmico e tecnológico das motocicletas, com segurança e habilidade. As atividades serão coordenadas por uma equipe de instrutores da Honda. Do total de profissionais inscritos, metade receberá a formação ao longo de 2022, e os demais em 2023.

“A Honda tem dois focos que guiam os esforços da marca para a segurança no trânsito: promover ações de educação e conscientização para os condutores e implementar tecnologias avançadas em seus veículos. Por meio dessa ação, em parceria com o Detran.SP, podemos contribuir para uma mobilidade mais segura para uma categoria profissional que é imprescindível à sociedade. A motocicleta está integrada à nossa vida de modo completo e exerce função positiva que, certamente, merece ser valorizada”, afirma Marcos Bento, diretor jurídico e de comunicação da Honda.

De acordo com Mascellani, a necessidade de qualificação se faz ainda mais necessária nesse momento, quando casos de falsos motofretistas envolvidos em ocorrências policiais estão aumentando. “Hoje há um debate na sociedade, porque tem gente se fazendo passar por motoentregadores e praticando crimes. O que nós precisamos fazer é reconhecer os bons profissionais. É para esses que nós vamos trabalhar”, afirmou.


Motofretista Seguro

O Programa Motofretista Seguro, iniciativa que dá sequência à rede de proteção lançada pelo Governo do Estado em 2020 que tem como objetivo desenvolver e regularizar a atividade, está disponível no site www.motofretistaseguro.sp.gov.br.

O curso é direcionado aos cidadãos habilitados que pretendem desenvolver atividade de motofretista. Os requisitos para a inscrição são ter completado 21 (vinte e um) anos, estar habilitado, no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”, e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP