Detran.SP alerta: veículos com placas terminadas em 9 devem ser licenciados até terça-feira (30)

26/11/2021

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que proprietários de veículos com placas de final 9 devem regularizar o licenciamento anual do exercício de 2021 até o dia 30 de novembro, próxima terça-feira. A regra vale também para donos de caminhões com placas terminadas em 6, 7 e 8.

No Estado de São Paulo, o licenciamento é realizado de maneira 100% online, por meio do sistema bancário. Portanto, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo, salvo se houver algum impedimento administrativo/judicial.

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em 2021, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que neste ano não há cobrança de taxa do seguro DPVAT.


Como Licenciar:

O calendário obrigatório de licenciamento é realizado de abril a dezembro, de acordo com o final de placa. Mas o motorista não precisa esperar chegar o seu mês para regularizar a situação. O licenciamento pode ser feito de forma antecipada a qualquer momento.

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos
de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP