Com 10 mil vagas disponíveis, Detran.SP e Poupatempo fazem amanhã (22) mutirão para renovação da CNH

24/01/2022

São Paulo, 21 de janeiro de 2022 - O Detran.SP realiza amanhã (22/01) em parceria com o Poupatempo novo mutirão para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram abertas 10 mil vagas em 99 unidades de atendimento do Departamento de Trânsito integradas ao Poupatempo (em decorrência de feriado municipal, apenas o posto de São Vicente estará fechado). Essa é a segunda ação de 2022. No último sábado (15), o Poupatempo registrou mais de 4 mil atendimentos em todo o Estado.

Com base na retomada dos prazos para renovação das CNHs, determinada pela legislação federal, o mutirão tem como objetivo garantir que cidadãos com documentos vencidos entre maio e junho de 2020 (que devem renovar até dia 31 de fevereiro deste ano) regularizem suas situações antes do novo prazo de vencimento.

As vagas para agendamento dos serviços para o sábado estão liberadas pelo portal, app ou totens do Poupatempo, pois é necessário que o cidadão marque horário para ser atendido. O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade. A prioridade é atender aqueles que estejam com a CNH para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

Pelos canais digitais do Poupatempo e do Detran.SP é possível solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de ir presencialmente aos postos de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.

“Para facilitar a vida dos condutores, a renovação da CNH passou a ser oferecida nas plataformas digitais do Detran e do Poupatempo e essa é uma realidade que veio para ficar, pois além de ser prática e segura, ela desburocratiza processos e evita deslocamentos desnecessários ao cidadão”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Em 2021, cerca de sete milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%), foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

“É importante que os motoristas fiquem atentos ao calendário para regularizar a habilitação dentro do tempo determinado. Para garantir o acesso a todos os cidadãos neste primeiro mês de vencimento, após a suspensão do prazo anterior durante a pandemia, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.

Passo a passo para renovar a CNH

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Mutirão para renovação de CNH

Data: 22/01 (sábado)

Onde: Nas unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo. Em decorrência de feriado municipal, o posto de São Vicente estará fechado neste sábado, dia 22 de janeiro.

Horário de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida – mediante agendamento prévio.