Detran.SP relança Teatro de Fantoches e faz evento para 6 mil crianças no Interior

13/05/2022

São Paulo, 12 de maio de 2022 - Dentro do mês voltado para campanhas educativas de trânsito, o Detran.SP, em parceria com a Polícia Militar, fará duas apresentações do Teatro de Fantoches. Amanhã (13/5) será em Jacareí e no dia 27 em Rio das Pedras. Eventos para 6 mil crianças. A atividade pedagógica, que passou a ser coordenada pela autarquia, tem a finalidade de educar para o trânsito crianças do ensino fundamental I (6 a 10 anos) com mensagens educativas de forma lúdica.

A apresentação é uma inciativa do Clube do Bem-te-vi, ação educativa que existe há mais de 30 anos. Desde sua criação, o programa já atendeu 1.650.879 alunos de mais de 4,9 mil entidades entre escolas e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Ao todo, foram aproximadamente 390 municípios visitados. A atividade é desenvolvida por meio de palestras, com duração aproximada de 50 minutos, com a presença dos professores.

“Essa junção, educação, cultura e trânsito, tem um grande potencial transformador. Com o teatro de fantoches trabalhamos a educação para o trânsito com crianças com grande aceitação e ensinamentos visando a cidadania dos nossos pequeninos e seu familiares”, destaca Neto Mascellani, presidente do Detran.SP.

As peças teatrais, executadas por integrantes da PM, transmitem os princípios básicos de segurança no trânsito. Exemplos: formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar o capacete, o cinto de segurança, a “cadeirinha” e o assento de elevação, além das precauções necessárias ao utilizar o celular enquanto se caminha pelas ruas e ao volante.

A encenação traz personagens como Penélope (mulher que usa roupas e maquiagem extravagantes segurando um aparelho celular), O Policial, Motociclista, Marcelinho (criança), Vovô Antonio, Cadeirante, Pedestre, Faixa de Pedestre, Deficiente Visual, Taxista e Zé Bebinho.

Após exibição dos fantoches, os alunos recebem cartilhas educativas com as principais orientações abordadas. Ainda são oferecidos uma carteira de habilitação e um talão de multas mirins para que os alunos conscientizem as pessoas de seu convívio social e multipliquem os conhecimentos adquiridos, inclusive sobre os cuidados que devem ter consigo e com as outras pessoas quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres, ciclistas ou passageiros, contribuindo para a formação de uma consciência cidadã.

“É muito importante levar educação para o trânsito às crianças. Quando fazemos isso de forma lúdica, o resultado é formidável. É isso que buscamos com esse programa: tornar o trânsito cada vez mais seguro!”, acrescenta Mauro Voltarelli, gerente da Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do departamento.

Além dos materiais didáticos, os alunos também são apresentados ao aplicativo do Clube do Bem-Te-Vi – Detran.SP. A ferramenta fornece uma carteira de habilitação mirim quando algumas as atividades são concluídas. Dentro do espaço virtual, as crianças têm acesso a jogos de cadeirinhas, bicicleta, memória, quizz e adivinhe a palavra, além de um talonário infantil, onde é possível anotar multas aos papais, vovôs, titios e amigos.

Clique no link para mais informações: Projeto Teatro de Fantoches

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP