Governo de São Paulo amplia estrutura para combater fraudes e investigar crimes de trânsito

11/04/2024

São Paulo, 11 de abril de 2024 — Nesta quarta-feira (10), o Governo de São Paulo inaugurou a 4ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes Decorrentes de Atividades de Trânsito do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). A unidade, mantida pela Polícia Civil com apoio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), tem como objetivo investigar fraudes documentais (em formato físico ou digital) ou biométricas decorrentes da execução, controle ou fiscalização das atividades de trânsito, que causam prejuízos à administração pública.

“O que a gente deseja para os doutores que trabalham nesta delegacia é só sucesso. Mas eu tenho a certeza absoluta que essa vai ser mais uma ferramenta de excelência para segurança da população no combate às fraudes”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O trabalho policial é chefiado pelo delegado Giovanni Sesti Moschini, que possui um efetivo de 13 policiais civis. A unidade, criada por meio do decreto n° 68.216/23, atende um público estimado de mais de 20 milhões de pessoas de São Paulo e da região metropolitana. Também serão investigados crimes como o esquema ilegal de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conhecido popularmente como “compra da carteira”. A unidade contará com o apoio do Detran-SP trabalhando no combate dos crimes de trânsito, com acessos mútuos aos sistemas e bancos de dados, rotinas de trabalho e apurações conjuntas. A força de trabalho no combate à corrupção no trânsito paulista será duplicada e, ao mesmo tempo, otimizada.

"O trânsito, assim como a Segurança Pública, é a união de esforços de uma série de instituições que tem por finalidade o provimento de serviços de altíssima qualidade ao cidadão paulista e ao cidadão brasileiro. Essa estruturação nos trará novas perspectivas sobre o combate a desvios que impedem que o cidadão paulista tenha o melhor provimento de serviços possível e o melhor atendimento. E, isso tudo, demonstra o empenho do secretário Derrite e o empenho do governador Tarcísio, no sentido de reformular a atenção ao cidadão paulista, reformular a forma de provimento de serviços e as entregas de qualidade e segurança", diz Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

Segundo a Polícia Civil, o trabalho de inteligência policial permite a compilação dos dados necessários para a identificação e detenção de quadrilhas, tornando o combate ao crime mais efetivo.

“Hoje é um dia muito importante, pois a Polícia Civil reassume seu lugar de destaque, reprimindo, através das investigações, delitos relacionados às atividades de trânsito, propiciando aperfeiçoamento no trato do banco de dados dos veículos e condutores e contribuindo para segurança viária em São Paulo”, comentou o delegado-geral, Artur Dian.

Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

Maio Amarelo começa com primeira Operação Direção Segura Integrada na capital

07/05/2024

Transparência e padronização são metas do Detran-SP para retomada dos leilões

12/04/2024

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Voltar

 

DETRAN - SP