Detran.SP faz sábado nova edição do Pitstop para motofretistas com foco na segurança

17/09/2021

Em nova ação de cadastramento de profissionais ao Programa Motofretista Seguro, o Detran.SP realiza neste sábado, das 9 às 16 horas, no Sambódromo do Anhembi, o Pitstop Salva Vidas. É o pontapé inicial do departamento na Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 deste mês, cujo tema é “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Serão várias atividades desenvolvidas pela autarquia durante sete dias.

A iniciativa dá sequência à rede de proteção lançada pelo Governo do Estado ano passado para dar o devido amparo a uma categoria profissional que tanto tem contribuído com a população durante a pandemia.

Entre as atrações do evento estão a demonstração de técnicas de frenagem segura e de como evitar o ponto cego desenvolvidas pelas empresas Honda e Yamaha, que entregarão ainda vouchers para troca de óleo gratuito.

A Honda levará para o evento um caminhão-carreta de treinamentos, que é utilizado pela marca para realização de cursos volantes de segurança no trânsito e que complementa as atividades que são desenvolvidas pelos três Centros Educacionais de Trânsito Honda- CETH, localizados nas cidades de Indaiatuba/SP, Recife/PE e Manaus/AM. A empresa também irá selecionar 100 motofretistas para participarem do curso de técnicas de Pilotagem Segura e que contará com a visitação ao Museu de motos da Honda no Brasil , localizado na cidade de Indaiatuba/SP.

 

Atendimento a crianças

Outra atividade que será realizada durante o evento é o atendimento aos alunos do ensino fundamental de comunidades das escolas de samba de São Paulo, que poderão visitar a carreta de treinamento da Honda e receberão o exclusivo material de segurança no trânsito, que compõe as atividades do Clubinho Honda.

Como nos dois pits anteriores, a Porto Seguro vai realizar um check-up gratuito nos itens básicos de segurança das motocicletas, incluindo freios e luzes, além de distribuir um kit contendo lanche e água aos participantes. Os interessados poderão obter informações e adquirir com desconto o rastreador para suas motos.

A Abraciclo disponibilizará um espaço com uma série de dinâmicas voltadas aos condutores de motos, por meio de interações temáticas sobre segurança, com vídeos educativos, esclarecimentos de dúvidas técnicas sobre pilotagem defensiva, equipamentos de segurança, manutenção e legislação. Wilson Yasuda, da Abraciclo, e Suzane Carvalho, do Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho, apresentarão aos participantes dicas de segurança e pilotagem defensiva em duas rodas.

A Anfamoto também vai desenvolver ações educativas em suas tendas. Já o iFood focará na segurança dos motociclistas, com um espaço voltado para educação em seguros de acidentes pessoais. Durante as entregas ou no retorno para casa, os colaboradores do delivery possuem 100% de cobertura em qualquer acidente. Para isso, é necessário acionar o seguro de acidentes pessoais em https://entregador.ifood.com.br/quero-fazer-parte/seguro-acidentes-pessoais/ . Além disso, o serviço de delivery distribuirá 4 mil itens para os entregadores.

 

Motofretista Seguro

A expectativa do Detran.SP é reunir no evento 4 mil motofretistas. O objetivo da iniciativa é justamente ampliar o número de participantes do Motofretista Seguro. Mais de 5 mil profissionais já se inscreveram no programa. A inscrição no curso já está disponível no site https://www.motofretistaseguro.sp.gov.br/. O curso é direcionado aos cidadãos habilitados que pretendem desenvolver atividade de motofretista. Os requisitos para a inscrição são os seguintes::

1) Ter completado 21 (vinte e um) anos.

2) Estar habilitado,no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.

3) Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente decrime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

“A ação do Detran.SP surgiu para capacitar, apoiar e investir em uma boa formação para os motofretistas , que foram muito afetados durante a pandemia. E o Governo de São Paulo está sempre aberto para essa categoria, que enxergamos como fundamental para todos”, explica Rodrigo Garcia, vice-Governador.

Neto Mascellani, presidente do Detran.SP, explica também os benefícios que o programa oferece aos motofrestistas do Estado de São Paulo. “O objetivo do Detran.SP é oferecer condições melhores de trabalho para os motofretistas para atingir em torno de 250 mil profissionais. E assim, iremos construir uma ampla rede de proteção para essa classe, que em sua grande maioria possui a motocicleta como principal fonte de renda”.

 

Serviço

 

Evento: Pit Stop Salva Vidas

Local: Sambódromo do Anhembi

Quando: Sábado (18/9), das 9 às 16 horas

O que é: rede de proteção lançada pelo Governo do Estado e Detran.SP ano passado, durante a Semana Nacional de Trânsito, para dar o devido amparo a uma categoria profissional que tanto tem contribuído com a população durante a pandemia.

Objetivo: ampliar o número de participantes do Motofretista Seguro. Mais de 5 mil profissionais já se inscreveram no programa. Para dar andamento à solicitação de inscrição no programa, basta preencher o cadastro no portal www.motofretistaseguro.sp.gov.br e seguir as orientações.

Apoio: Honda, Yamaha, Porto Seguro, Abraciclo, Anfamoto, AMBR, Sindimoto, Príncipe das Entregas, Bau & Cia, CET, PM, Cptran, Sabesp, Suhai

Outras notícias

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP