Detran.SP faz sábado (30) mutirão no Poupatempo para a renovação de CNH; 162 mil precisam regularizar habilitação

28/04/2022

São Paulo, 28 de abril de 2022 - Condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida nos meses de novembro e dezembro de 2020 e não renovaram o documento terão mais uma chance no sábado, dia 30 de abril. Em parceria com o Poupatempo, o Detran.SP realiza novo mutirão para a renovação da habilitação. Foram abertas 9,3 mil vagas em todas as unidades de atendimento. Em todo o Estado de São Paulo, 162.543 mil condutores estão nesta situação.

O atendimento no mutirão será disponibilizado no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou app Poupatempo Digital.

Com base na retomada dos prazos para renovação das CNHs, determinada pela legislação federal, o mutirão tem como objetivo garantir que cidadãos com documentos vencidos entre novembro e dezembro de 2020 (que devem renovar até dia 30 de abril deste ano) regularizem suas situações antes do novo prazo de vencimento.

Já para quem desejar regularizar a CNH pelos canais digitais, o Detran.SP disponibiliza normalmente o serviço de forma online sem a necessidade do cidadão comparecer a uma unidade de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico, que é feito em uma clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.

Passo a passo

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo app Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.

No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.


Serviço

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá em todas as unidades do Poupatempo, com 9,3 mil vagas.

Data: sábado, 30 de abril.

Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio.

Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Outras notícias

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP