Detran.SP orienta vítimas de catástrofes naturais no litoral norte sobre como emitir segunda via da CNH

24/02/2023

São Paulo, 23 de fevereiro de 2023 – Moradores das cidades do litoral norte que passaram pela tragédia do último final de semana e que estão sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderão emitir a segunda via do documento de forma gratuita nas unidades do Detran.SP e /ou do Poupatempo da região. O benefício também é estendido aos turistas paulistas que estavam passando o feriado de Carnaval na região.

Em cumprimento ao decreto do Governador Tarcísio Gomes de Freitas, assinado no último domingo (19), foi articulada uma força-tarefa para dar celeridade ao atendimento desta população. Na unidade do Detran.SP em São Sebastião foi viabilizado inclusive um segundo ponto de atendimento focado nessas emergências. Nas unidades do Departamento de Trânsito integradas ao Poupatempo no litoral norte foi disponibilizada uma linha de agendamento focada no atendimento específico desses casos.

Orientações no pré-atendimento

A população pode recorrer a um pré-atendimento do Poupatempo para as primeiras providências e orientação de como agilizar a segunda via gratuita da sua documentação. Nessa etapa, são feitos também os agendamentos dos serviços definitivos de emissão da segunda via de CNH, por exemplo. A triagem está sendo feita nos seguintes postos emergenciais indicados pelas Prefeituras:

Bertioga
Rua Seis, s/n – no bairro Chácara Vista Linda - Escola Municipal Genésio Sebastião dos Santos.

Caraguatatuba
*O pré-atendimento será feito pelas equipes da Prefeitura nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Os dados serão encaminhados ao Poupatempo para o agendamento do atendimento presencial no posto.

Guarujá
Avenida Rio Solimões- Jd. Uruarama - Escola Benedita Blaque Gonzalez.

Ilhabela
Rua Guaiamu, 56 - Perequê, Ilhabela - Fundo Social de Solidariedade.

São Sebastião
Avenida Marginal, 44, na Barra do Sahy (Instituto Verdescola).

Ubatuba
Rua Oscar Rossini, 10 - Regional Sul da Prefeitura.

Atendimento presencial ou Agendamento Digital

Outra opção é comparecer diretamente nos postos ou fazer o agendamento digital para o atendimento em uma unidade do Detran.SP ou do Poupatempo, pelo portal: https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos/intermediarias/cnh/outros-servicos-de-cnh.

A isenção de cobrança de taxa depende do preenchimento pelo próprio cidadão de uma declaração de que é vítima de enchente. Há horários disponíveis para a realização do serviço a partir desta quinta-feira (23). Para ser atendido, o cidadão deve preferencialmente levar o RG. Aqueles que tiveram o documento extraviado com as fortes chuvas do último final de semana terão acesso à segunda via da CNH com base na biometria. Os beneficiados terão 60 dias a contar da publicação do decreto de calamidade pública para solicitar o serviço com a isenção da taxa.

Confira abaixo todos os endereços das unidades do Detran.SP e do Poupatempo na região: (Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site – www.poupatempo.sp.gov.br)

- Detran Ilhabela: Rua Benedito dos Anjos Sampaio, 418, Barra Velha
Funcionamento: seg. a sex., das 9h às 17h

- Detran São Sebastião: Rua Vitorino Gonçalves dos Santos, 82, Centro
Funcionamento: seg. a sex., das 9h às 17h

- Poupatempo Bertioga: Avenida 19 de Maio, 694/696, Jardim Albatroz

- Poupatempo Caraguatatuba: Avenida Rio Branco, 955, Indaiá

- Poupatempo Ubatuba: Rua Thomaz Galhardo, 1.172, Centro

- Poupatempo Guarujá: Av. Santos Dumont, 1586 - Sítio Paecara
Funcionamento: seg. a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h.

Confira aqui as ações de apoio do Governo do Estado de São Paulo às regiões afetadas pelas fortes chuvas: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/boletim-chuvas-litoral-norte-8h30/

Acompanhe as atualizações sobre a situação das chuvas por meio do Twitter do Governo do Estado de São Paulo: @governospacidentes.