Processo de transferência de propriedade veicular do Detran.SP se torna mais ágil e pode ser rastreado pelo aplicativo do Poupatempo

16/11/2021

São Paulo, 16 de novembro de 2021 – Ao comprar um produto pela internet, o usuário tem a possibilidade de acompanhar todo o status do pedido até a entrega em sua residência. A rastreabilidade traz segurança ao cliente e isso também estará disponível ao cidadão que realizar uma transferência de propriedade para veículo registrado no mesmo município ou entre cidades dentro do estado de São Paulo.

Agora, o cidadão que precisar realizar o procedimento necessário para transferência veicular encontrará a função de acompanhar todo o processo pela tela do celular por meio do aplicativo Poupatempo Digital. Além disso, o serviço disponibilizará menos etapas de digitação e mais agilidade no preenchimento e anexação dos documentos.

As informações disponíveis na base de dados do Detran.SP serão reutilizadas sem que haja necessidade de preencher alguns campos. Por exemplo: caso já conste a comunicação de venda do veículo, com o CPF do comprador informado, as indicações para placa, Renavam e endereço residencial estarão automaticamente preenchidas. Inclusive, se o endereço estiver correto não é preciso enviar comprovante de residência, basta apenas confirmar e seguir adiante no processo.

“Temos como objetivo ofertar facilidades aos cidadãos paulistas, a fim que eles possam realizar os serviços por conta própria, de maneira descomplicada, objetiva e sem burocracia, tornando o Detran.SP cada vez mais digital e integrado ao Poupatempo. Temos como premissa otimizar o tempo do cidadão e disponibilizar uma plataforma que todos possam acessar de maneira simples ”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

Com a nova atualização, os procedimentos para a realização do serviço ficaram ainda mais fáceis para os usuários. Selecionar o tipo de documento do veículo (CRV ou ATPV-e), por exemplo, contará com foto ilustrativa indicando o local correto para consultar a sequência de números. Também haverá uma lista de documentos dinâmica, permitindo que os itens sejam inseridos, substituídos ou excluídos durante a solicitação.

“Seguimos em aprimoramento contínuo na oferta dos serviços eletrônicos pelo Poupatempo. De janeiro a outubro deste ano, o programa contabilizou mais de 35 milhões de atendimentos só pelos canais digitais. Com o avanço das opções online, hoje com 164 serviços, incluindo a novidade para a transferência de propriedade de veículo pelo app, as pessoas devem optar cada vez mais pelo atendimento remoto, que oferece mais praticidade e segurança”, diz Murilo Macedo, diretor da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Estado –, responsável pela administração do Poupatempo.

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP