Direção defensiva e segurança viária são temas de curso para formação de instrutor de trânsito

11/04/2024

São Paulo, 10 de abril de 2024 — Direção defensiva, segurança viária e mudanças nas leis brasileiras foram os principais temas discutidos no curso para formação de instrutor de trânsito, promovido pela Escola Paulista de Trânsito (EPT), do Detran-SP, em parceria com a Fundação Vanzolini. O evento, que ocorreu presencialmente na sede do órgão e online, contou com a participação de aproximadamente 180 pessoas, incluindo os novos agentes estaduais de trânsito que tomaram posse no começo do ano.

O instrutor do curso, Rodrigo Lemes dos Santos, agente estadual de trânsito com experiência de 15 anos no segmento, compartilhou desafios e insights valiosos sobre a profissão. “Órgão, condutor, pedestre, todos que utilizam as vias, têm responsabilidade nas ruas. Precisamos trabalhar pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), cuja meta é reduzir, pelo menos à metade, o índice nacional de óbitos por grupo de veículos e o índice nacional de óbitos por grupo de habitantes em um período de dez anos”, disse Rodrigo, que atua na Divisão de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Para os participantes, como Diego Vogt, a experiência foi enriquecedora e inspiradora. “Essa abordagem não apenas nos ensina a prática da Direção Defensiva no trânsito, mas também nos inspira a incorporar esse conceito como parte essencial de nossas vidas. Afinal, a segurança no trânsito não se resume apenas a técnicas ao volante, mas sim a uma mentalidade e um compromisso diário em proteger cada vida que compartilha as vias públicas”, resumiu.

A EPT, criada em 2012 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem como missão primordial planejar, coordenar e apoiar ações voltadas para a segurança viária, educação e formação corporativa. Além deste curso, a escola oferece uma variedade de programas educativos e eventos para profissionais do trânsito e público em geral.

Os próximos cursos da EPT, abertos ao público, abordarão temas como Noções de Primeiros Socorros e Meio Ambiente e Convívio Social. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/3xE1uJD.

Os próximos cursos da EPT estão marcados para 12 de abril e as vagas são limitadas:

  • Noções de Primeiros Socorros - 9h às 11h - com Marco Antonio Barbosa Coelho, instrutor do Núcleo de Educação Permanente do SAMU da Cidade de São Paulo
  • Meio Ambiente e Convívio Social - 14h às 16h - com Renata Marques Portela, instrutora de Trânsito de Escolas Especializadas em Educação para o Trânsito

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

Maio Amarelo começa com primeira Operação Direção Segura Integrada na capital

07/05/2024

Transparência e padronização são metas do Detran-SP para retomada dos leilões

12/04/2024

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Voltar

 

DETRAN - SP