Detran-SP alerta: última semana para licenciar os veículos com placas terminadas em 5 e 6

25/09/2023

São Paulo, 25 de setembro de 2023 - Atenção! Os donos de veículos registrados no estado de São Paulo com placas de final 5 e 6, além dos caminhões com placas terminadas em 1 e 2, devem regularizar o licenciamento anual obrigatório até o próximo sábado, dia 30 de setembro.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ressalta que é possível realizar todo o licenciamento de maneira digital, por meio do sistema bancário. O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 155,23, independentemente do tipo de veículo.

O motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran-SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo. Para os proprietários de caminhões e caminhões-trator, o cronograma obrigatório, que se iniciou em setembro, vai até dezembro.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado pode acarretar em uma infração de trânsito considerada gravíssima. A penalidade, neste caso, é multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de remoção do veículo ao pátio.

Como Licenciar

Para realizar o licenciamento do veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Após quitar a taxa de licenciamento e eventuais débitos do veículo, o serviço será processado de forma automática e o CRLV-e estará disponível em meio digital no aplicativo para celular Carteira Digital de Trânsito – CDT para pessoas físicas. O CRLV-e também estará disponível em meio digital para o download no portal do Detran-SP, Poupatempo ou ainda no portal de serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso prefira portar o documento impresso, a impressão deverá ser realizada em folha A4 branca.

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros de trânsito e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

Detran-SP traz dez dicas importantes para quem vai viajar no Feriado da Consciência Negra

17/11/2023

Tentativa de suborno de candidata reprovada em prova de CNH vai parar na Polícia

17/11/2023

Detran-SP finaliza operação integrada de combate a desmanches irregulares nas regiões de Bauru, Botucatu, Fernandópolis, Itapeva e Jundiaí

06/11/2023

Voltar

 

DETRAN - SP