Vistoria do transporte escolar feita pelo Detran.SP começa segunda na Capital

16/04/2021

São Paulo, 16 de abril de 2021 - A partir da próxima segunda-feira (19) está disponível a vistoria veicular semestral para os profissionais que atuam com Transporte Escolar na cidade de São Paulo. A inspeção será centralizada na unidade Armênia do Detran.SP, localizada na Zona Norte da Capital. Para evitar aglomerações, o atendimento será feito mediante agendamento no portal do Poupatempo (clique aqui).

É importante lembrar que neste primeiro semestre de 2021 a categoria não precisará pagar a taxa de inspeção obrigatória. Isso porque o governador João Doria (PSDB) sancionou a nova regra no início de abril após Projeto de Lei de autoria do deputado Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Com a proposta, a isenção da vistoria semestral, que já estava em vigor no ano passado, se mantém para este primeiro semestre. O valor cobrado por veículo é de R$ 160,00. Sendo assim, serão mais de R$ 11 milhões em isenções, considerando a frota de 68.907 veículos escolares na capital e interior paulista.

“A isenção da taxa de vistoria beneficia os profissionais que vem tendo as atividades comprometidas desde o ano passado, com muitas escolas fechadas por causa da pandemia. No entanto, é de extrema importância que os trabalhadores circulem com os veículos regularizados, garantindo assim segurança para todos os passageiros”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.

Serviço

A vistoria veicular para os profissionais do Transporte Escolar será realizada na unidade do Detran.SP da Armênia, na Avenida do Estado, 900, Bairro Bom Retiro. O agendamento pelo Portal do Poupatempo vai até o dia 7 de junho, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

Inspeção semestral

Para que um profissional possa atuar com Transporte Escolar é preciso que obtenha, junto ao Detran.SP, a ATE (Autorização de Transporte Escolar), estabelecida no artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para isso, é necessário estar em dia com a inspeção semestral, medida obrigatória que garante que os veículos utilizados para a prestação deste serviço estejam em boas condições de circulação e cumpram com regularidade os requisitos de segurança, fundamentais no transporte de alunos.