Estado de São Paulo tem redução de 5,9% em mortes no trânsito no mês de setembro, aponta Detran-SP

26/10/2023

São Paulo, 25 de setembro de 2023 – De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP, o Estado de São Paulo apresentou queda de 5,9% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre o acumulado de janeiro a setembro de 2022, que teve o registro de 8.168 óbitos, e o mesmo período deste ano, quando ocorreram 7.684 óbitos.

Entre os números do Infosiga, destaca-se ainda a queda de ocorrências fatais no mês de setembro nos sinistros envolvendo dois modais analisados: pedestres e automóveis. A maior redução ocorreu nos óbitos envolvendo automóveis, que caíram 19,1% no comparativo entre os meses de setembro de 2022 e de 2023, de 131 para 106 casos. As mortes em sinistros envolvendo pedestres tiveram queda de 8,5% no mesmo período, de 130 para 119 ocorrências.

Com relação aos sinistros com vítimas não fatais, o Estado de São Paulo registrou um aumento de 8,5% no comparativo entre setembro de 2023 e de 2022. Foram 15.155 ocorrências no mês de setembro do ano passado, contra 16.442 em setembro deste ano. No acumulado entre janeiro e setembro de 2022 e 2023, foram 131.922 sinistros sem vítimas fatais em 2022, contra 143.600 ocorrências do tipo no mesmo período de 2023, o que representa um aumento de 8,9% no acumulado deste ano.

Região Metropolitana

No município de São Paulo, foi registrada queda de 2% no número de óbitos no trânsito, no comparativo entre os nove primeiros meses de 2022 e de 2023, de 656 para 642 ocorrências. Entre os modais, na região metropolitana de São Paulo, destaca-se a redução de 14% nos óbitos envolvendo ocupantes de automóveis, que caíram de 202 ocorrências entre janeiro e setembro de 2022 para 173 no mesmo período deste ano. Também merece destaque a redução de 11% nos óbitos envolvendo pedestres, de 434 para 388, levando-se em conta o período entre janeiro e setembro de 2022 e 2023.

Reestruturação

Para analisar de forma ainda mais qualitativa os dados referentes ao trânsito paulista, incluindo a identificação de iniciativas preventivas eficientes, está sendo estruturado o novo Observatório Estadual de Trânsito, sob coordenação do Detran-SP, com o respectivo aperfeiçoamento do Infosiga, mediante investimento de R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial. O Observatório trará o Infosiga com informações na nuvem, com maior capacidade de processamento e de escalabilidade.

Com a base de dados mais completa, será possível realizar o cruzamento de dados, como: informações de condutores habilitados e veículos registrados no estado de São Paulo, além das infrações de trânsito cometidas pelos motoristas, para fins de geração de informações visando adoção de políticas públicas voltadas à segurança viária. Há previsão também de cruzamento desses dados com informações de sistemas da Secretaria da Saúde, Instituto Médico Legal, ARTESP, DER, cartórios de registro civil e do aplicativo de trânsito Waze, entre outros.

Sobre o Respeito à Vida

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o Respeito à Vida, um dos maiores programas de redução aos sinistros de trânsito do Brasil, atua como articulador de ações com foco na redução de sinistros de trânsito. Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran-SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

Só neste ano, já foram investidos mais de R$ 302 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de ocorrências e à sinalização em municípios paulistas. Também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. Mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Além disso, o Departamento de Trânsito adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

Infosiga entra no ar com a campanha do Maio Amarelo e evento na sede do governo de SP

20/05/2024

Conscientização sobre segurança no trânsito é foco da campanha do Detran-SP durante o Maio Amarelo

20/05/2024

Maio Amarelo começa com primeira Operação Direção Segura Integrada na capital

07/05/2024

Voltar

 

DETRAN - SP