Detran-SP realiza entrega inédita de máquinas de demarcação viária para 179 municípios até julho

29/05/2023

São Paulo, 26 de maio – Nesta semana, o Programa Respeito à Vida iniciou a entrega inédita de máquinas de demarcação viária. Cinco cidades já realizaram a retirada nesta semana: Miracatu, Nova Europa, Nova Castilho, Monte Alto e Santa Clara D’Oeste. As máquinas serão utilizadas para pintura de sinalização horizontal, como faixas, meio-fio, faixa de pedestres, entre outras. Ao todo, serão 195 equipamentos de pintura entregues, até o mês de julho, para 179 municípios do Estado de São Paulo.

Na primeira remessa de entrega, até início de junho, outras 29 cidades receberão essas máquinas de demarcação viária. A prioridade da entrega está relacionada à urgência das demandas, assim como à vigência dos convênios entre o Respeito à Vida e cada município. Os colaboradores da prefeitura receberão capacitação online e gratuita para a utilização das máquinas. E, caso os municípios tenham dúvidas posteriores sobre manutenção ou sobre a utilização dos equipamentos doados, haverá assistência técnica por telefone.

“A entrega das máquinas de demarcação viária é realizada de forma inédita pelo Departamento e reforça o compromisso do Detran-SP de colaborar e fortalecer o sistema viário dos municípios. Apoiando a organização do trânsito de cada cidade estamos trabalhando por um dos nossos maiores objetivos, o de contribuir pelo trânsito mais seguro e pela redução de acidentes em todo o Estado”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Eduardo Aggio.

Além da entrega das máquinas para pintura das sinalizações nas vias, os 179 municípios têm obras entregues ou em andamento por meio do Respeito à Vida. Só em 2023, o Programa investiu mais de R$ 180 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização em municípios paulistas. Apenas com a aquisição dessas máquinas de pintura viária estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões. O custo de cada equipamento é de R$ 28 mil.

Ao firmarem convênio com o Respeito à Vida, as cidades podem inserir no sistema São Paulo Sem Papel as demandas a serem atendidas com a verba disponibilizada pelo programa. Entre as opções de intervenções no catálogo, 179 municípios solicitaram a máquina para pintura da sinalização horizontal nas vias.

Atualmente 587 municípios do Estado de São Paulo estão conveniados ao Respeito à Vida, um dos maiores programas de redução aos acidentes de trânsito do Brasil. Em uma próxima etapa do programa, as cidades que ainda não aderiram ao convênio poderão providenciar essa adesão.

Sobre o Respeito à Vida

O Respeito à Vida é mantido com verbas provenientes da arrecadação com multas de trânsito aplicadas pelo Detran-SP. O principal objetivo é utilizar esses recursos como combustível para a realização de intervenções de segurança viária, da mesma forma que impostos devem ser revertidos em benefícios para a população em obras e serviços.

O programa do Governo do Estado de São Paulo atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pelo Detran-SP, o Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que reúne informações sobre acidentes de diversas fontes, como as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais.