Detran.SP registra ocorrência contra funcionário de autoescola suspeito de cobrar propina em troca da CNH

12/01/2022

São José dos Campos, 11 de janeiro de 2022 - O Detran.SP registrou, nesta terça-feira (11), ocorrência no 7º Distrito Policial de São José dos Campos contra um instrutor de trânsito. Motivo: ele é acusado de cobrar propina em troca da aprovação de uma candidata no exame prático de direção veicular. O profissional é funcionário de uma autoescola credenciada pelo Departamento de Trânsito. A autarquia instaurará processo administrativo contra o instrutor. A autoescola poderá ter o registro de credenciamento cassado.

A candidata questionou na prova prática se a examinadora que aplicava o teste havia recebido parte da propina paga ao instrutor da autoescola para a sua aprovação no exame prático. A Polícia Militar foi acionada pelo presidente da banca examinadora do Detran.SP.

“É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade. Por isso sempre reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento. Para isso, atuamos com cada vez mais rigor para que situações como estas não se repitam”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

É importante destacar que o Detran.SP não pede qualquer valor para o candidato para fazer o exame de habilitação. As taxas cobradas pelo departamento são fixas, como por exemplo: exame médico, psicológico e emissão da CNH.

As únicas formas legais disponíveis para solicitar serviços eletrônicos do Detran.SP são através do portal (www.detran.sp.gov.br) ou pelos canais digitais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), e app Poupatempo Digital.

Caso o cidadão desconfie de qualquer ilegalidade nos exames práticos, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Já pelo portal do Detran.SP, a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão (clique aqui).

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP