Mais de 50 mil pessoas solicitaram ao Detran.SP mudança de categoria de CNH entre 2020 e 2021

30/11/2021

São Paulo, 30 de novembro de 2021 - O número de solicitações de alteração e adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cresceu 130% no comparativo entre janeiro e outubro de 2020 e o mesmo período de 2021, de 21.895 para 50.467. Entre as três categorias mais requisitadas estão: A/E (motos e veículos articulados como ônibus sanfonado e caminhão com carretas), que passou de 3.920 para 10.194, aumento de 160%; A/D (motos e veículos para transporte de passageiros), de 12.585 para 28.766 (+129%) e D (veículos de transporte de passageiros), que teve 4.059 solicitações nos dez meses de 2020 e 8.239 em 2021 (+ 103%).

O crescimento nas solicitações de troca e adição de categoria vem de encontro às crises econômica e sanitária em decorrência da pandemia de coronavírus, que levou muita gente a buscar uma nova fonte de renda. A categoria A (motos), segundo Magnelson Carlos de Souza, presidente da Sindautoescola, é o grande destaque desse incremento, pois são pessoas que migraram de modalidade para trabalhar como motofretista seja na área de delivery de alimentação, e-commerce e logística; aliado também àqueles que passaram a usar motos por questão de economia de combustível. Os números refletem ainda o aumento das categorias D e E, que são os motoristas que saíram em busca de emprego na área de transporte de cargas e de passageiros.

A solicitação de alteração de categoria na CNH pode ser feita totalmente online pelo portal do Detran.SP (clique aqui). Basta fazer o login e preencher os dados do formulário. Os exames médico e psicológico devem ser agendados para evitar aglomerações.

“Nosso objetivo é auxiliar o cidadão de forma simples e rápida, evitando que ele tenha que se deslocar de sua casa. A transformação digital no Detran é uma revolução, hoje já oferecemos mais de 70 serviços online como a mudança ou adição de categoria na CNH. Agregar tecnologia e inovação no atendimento ao cidadão é fundamental” enfatiza Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP


Exigências para solicitar a alteração

Ter no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), estar com a CNH com foto em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

Exame médico: solicitado para todas as categorias. Para taxista, motorista de ônibus ou condutor que realize alguma outra atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, será necessária também uma avaliação psicológica.

Fazer exame toxicológico para quem tem categoria B e deseja conduzir veículos que exijam habilitação específica (categorias C, D ou E).

Após a aprovação nos exames médico e psicólogo é necessário que o motorista faça o curso específico para a modalidade desejada em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado ao Detran.SP.

Inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada): O motorista habilitado apenas na categoria A que deseja incluir a observação "Exerce atividade remunerada", deve ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP