Detran.SP registra frota de 1,8 milhão de Gol no Estado em aniversário de 42 anos do modelo

16/05/2022

São Paulo, 16 de maio de 2022 – No aniversário de 42 anos do Volkswagen Gol, um levantamento exclusivo do Detran.SP mostra que 1,8 milhão de veículos desse modelo, que foi o mais comercializado do País até hoje, ainda circulam pelas vias do Estado de São Paulo. Lançado em 1980 para ocupar o lugar do Fusca na preferência dos brasileiros, o Gol foi líder de vendas no mercado nacional por 27 anos consecutivos, de 1987 à 2014. A capital aparece na frente do ranking de cidades com a maior frota do veículo, com 415.917 unidades. Em seguida estão Campinas e Guarulhos, com 42.557 e 40.635 unidades.

A Volkswagen lançou o Gol em 1980 como "O Carro dos Novos Tempos", que contava com um conjunto motor 1.3 vindo do renomado Fusca, câmbio manual de 4 marchas e um aprimoramento nas fábricas da Porsche. O GOL ganhou diferentes visuais e aprimoramentos ao longo do tempo, mas também recebeu novos apelidos, entre eles “Batedeira”, “Quadrado” e “Bolinha”.

Desde seu lançamento, 7 gerações do hatch foram lançadas. A segunda geração estreou em 1994, distante da identidade original do veículo, com um design mais arredondado e pela primeira vez ganhou uma versão quatro portas. Em 2003, a terceira geração chegou como o primeiro carro com motor biocombustível do Brasil. O quarto modelo do Gol introduzia aos poucos a aparência esportiva que foi assumida em sua quinta versão. Em 2008 a Volkswagen trouxe alterações na suspensão e direção. A penúltima versão do Gol era similar ao Fox, com faróis redesenhados. Já a atual versão entrou no mercado em 2018. Seu visual se tornou mais futurista e seu interior mais tecnológico.

Em seu longo período de produção, o carro teve diversos slogans e propagandas protagonizadas por grandes personalidades como Gisele Bündchen e Sylvester Stallone. Assim como seu nome, muitos comerciais do Gol foram ligados ao esporte mais amado do Brasil, colocando o veículo ao lado de goleadores do futebol como Túlio Maravilha e Neymar.

Nas redes sociais existem clubes para os amantes do Gol compartilharem suas vivências e fotografias de suas “naves”. O mecânico Rodrigo Miyake, de 45 anos conta que sempre foi apaixonado pelo Gol e o tinha como “xodó”. Rodrigo é um dos administradores do Clube do Gol G3, que tem 69.633 seguidores no Facebook, apenas na página dos integrantes de São Paulo.

“Começamos o clube pelo Facebook e depois fomos para o instagram. Nos encontramos algumas no ano para reunir a galera e trocar experiências e ideias. A página do Facebook foi um amigo que criou, ele parou e me deixou administrando. A do Instagram eu que criei.” O entusiasta também diz que existem mais clubes associados, na região do ABC paulista e até mesmo no Estado do Paraná, onde também se reúnem.

O próximo encontro do Clube do Gol G3 em São Paulo tem previsão para acontecer em julho deste ano.

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP