Detran-SP participa da segunda fase da Operação Gravame

25/05/2023

Marília, 25 de maio de 2023 -O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) apoiou nesta quinta-feira (25) a segunda fase da Operação Gravame, na qual se investiga a prática de crimes de corrupção e inserção de dados falsos nos sistemas de informações do departamento de trânsito. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão por policiais civis da Divisão Especializada de Investigações Criminais de Bauru (DEIC).

Em um despachante de Marília, a polícia apreendeu a caixa de um celular utilizado para enviar supostas demandas ilegais ao Detran-SP. O aparelho, contudo, não foi encontrado.

Outros dois mandados foram cumpridos nas residências dos sócios do despachante, onde foram apreendidos celulares. Na casa de um deles havia R$ 80 mil embaixo da cama do casal, além de mais R$ 4 mil na carteira do investigado.

Vale lembrar que a primeira fase da operação também ocorreu em Marília, no dia 16 de fevereiro. Na ocasião, a superintendência regional de Bauru do Detran-SP acionou a Polícia Civil após identificar movimentações suspeitas registradas no sistema. Policiais civis de Bauru dirigiram-se à unidade do Detran-SP no Poupatempo de Marília, oportunidade em que detiveram um servidor público em flagrante delito, indiciado pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informações.

Seguindo diretriz do governador Tarcísio de Freitas, o Detran-SP está estruturando ainda uma área de compliance e fortalecendo suas unidades internas de auditoria, controle e correição, privilegiando a atuação em cooperação com outros órgãos, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Controladoria Geral do Estado, no combate aos desvios de conduta e na promoção de melhores serviços à sociedade paulista.

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais.

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Todos os meses, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.