Detran.SP flagra irregularidades em empresa clandestina de emplacamento veicular de Laranjal Paulista

03/06/2021

São Paulo, 2 de junho de 2021 - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) flagrou nesta terça-feira (1) uma empresa que realizava de maneira clandestina o serviço de emplacamento de veículos na cidade de Laranjal Paulista, localizada na região de Itapetininga, interior de São Paulo. 

O local flagrado cometendo as atividades de maneira irregular, teve as placas e os equipamentos de matéria-prima recolhidos e responderá criminalmente por inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A).

A equipe verificou que havia no local uma estampadora de placas, porém a atividade era feita de maneira irregular, pois o estabelecimento atuava sem autorização do Detran.SP. Durante a fiscalização, além de lacres inteiros (que devem ser retirados e inutilizados conforme determinação da legislação federal) e pedaços de placas veiculares antigas, foram identificados indícios da participação de uma empresa credenciada junto ao Departamento de Trânsito, apta a realizar o serviço em outra cidade. Será instaurado um processo administrativo e se comprovada a colaboração do estabelecimento credenciado, este poderá ser cassado.  

O Detran.SP reforça a importância do cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço. A busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de “Credenciados”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.

O Detran.SP realiza frequentemente ações de fiscalização em desmanches e parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes no processo de habilitação. Qualquer suspeita de irregularidade deve ser denunciada à Ouvidoria do órgão, que pode ser acionada pelo portal www.detran.sp.gov.br, ou diretamente no link: http://bit.ly/1ZfLWnf. O Detran.SP garante sigilo absoluto ao denunciante. As equipes do Detran.SP realizaram em 2020 mais de mil ações de fiscalização no Estado.

Outras notícias

Transparência e padronização são metas do Detran-SP para retomada dos leilões

12/04/2024

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP