Detran.SP flagra irregularidades em empresa clandestina de emplacamento veicular de Laranjal Paulista

03/06/2021

São Paulo, 2 de junho de 2021 - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) flagrou nesta terça-feira (1) uma empresa que realizava de maneira clandestina o serviço de emplacamento de veículos na cidade de Laranjal Paulista, localizada na região de Itapetininga, interior de São Paulo. 

O local flagrado cometendo as atividades de maneira irregular, teve as placas e os equipamentos de matéria-prima recolhidos e responderá criminalmente por inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A).

A equipe verificou que havia no local uma estampadora de placas, porém a atividade era feita de maneira irregular, pois o estabelecimento atuava sem autorização do Detran.SP. Durante a fiscalização, além de lacres inteiros (que devem ser retirados e inutilizados conforme determinação da legislação federal) e pedaços de placas veiculares antigas, foram identificados indícios da participação de uma empresa credenciada junto ao Departamento de Trânsito, apta a realizar o serviço em outra cidade. Será instaurado um processo administrativo e se comprovada a colaboração do estabelecimento credenciado, este poderá ser cassado.  

O Detran.SP reforça a importância do cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço. A busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de “Credenciados”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.

O Detran.SP realiza frequentemente ações de fiscalização em desmanches e parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes no processo de habilitação. Qualquer suspeita de irregularidade deve ser denunciada à Ouvidoria do órgão, que pode ser acionada pelo portal www.detran.sp.gov.br, ou diretamente no link: http://bit.ly/1ZfLWnf. O Detran.SP garante sigilo absoluto ao denunciante. As equipes do Detran.SP realizaram em 2020 mais de mil ações de fiscalização no Estado.

Outras notícias

Em dezembro, fatalidades de trânsito superam média anual

10/12/2020

Voltar

Retirada CRV

Serviço exclusivo para o CRV, que é o documento de compra e venda. O licenciamento anual agora é digital (CRLV-e)

Saiba mais

Serviço exclusivo para o CRV, que é o documento de compra e venda. O licenciamento anual agora é digital (CRLV-e). Este agendamento é exclusivo para retirada de CRV (Certificado de Registro de Veículo) que já foi emitido.