Detran.SP lança “caça-peças” para cidadão não cair numa roubada em comércio ilegal

22/06/2022

São Paulo, 22 de junho de 2022 - Com o objetivo de combater o mercado de produtos roubados, o Detran.SP lança a ação “Peça Legal”, um sistema digital que mostra se o produto desejado possui procedência e originalidade. A funcionalidade evita o que o cidadão seja vítima do comércio de peças oriundas de furto ou roubo de veículos. A vantagem é que o usuário tem a garantia de que o produto é legal.

A nova funcionalidade digital está disponível pelo aplicativo do Poupatempo. Nela, o cidadão consegue saber também quais são as empresas de desmontes credenciadas junto ao Departamento de Trânsito que possuem os itens procurados pelos consumidores.

“Queremos oferecer mais segurança para o cidadão. O objetivo é que o usuário da funcionalidade tenha garantia de que a peça veicular é legal. Este é o objetivo do aplicativo: disponibilizar peças de boa procedência e oferecer um sistema cada vez mais informatizado”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Ao comprar peças cadastradas nessas empresas, além de ter a segurança de adquirir produtos de origem legal, o cidadão ajuda a combater o comércio de itens frutos de furto ou roubo de veículos e assegurar que empresas idôneas continuem atuando no mercado. Em caso de irregularidades, o cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran.SP, pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.


Como funciona?

Para realizar a pesquisa, é necessário acessar o aplicativo Poupatempo Digital, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS, acessar “Serviços”, na sequência o campo “Veículos” e “Consulta de peças”. Depois, basta fazer a busca das peças disponíveis nas empresas registradas pelo Detran.SP.

A pesquisa pode ser feita por tipo de veículo, como automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus. Basta centralizar o código disponível no componente no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça. A verificação exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa registrada que oferta a peça.

Confira o passo a passo abaixo

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

 

Clique aqui para acessar o tutorial explicativo sobre uso do sistema Peça Legal.

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP