Detran.SP promove diversas ações educativas e de fiscalização durante a Semana Nacional de Trânsito

20/09/2021

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) realiza de 18 a 25 de setembro uma série de ações em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, celebrada em todo o País. Em 2021, o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar o público paulista, a autarquia promoverá, em parceria com várias instituições, uma série de ações educativas e de fiscalização na capital e no interior.

“O trânsito gera muitas vítimas, acidentes e óbitos. Durante a Semana Nacional de Trânsito vamos discutir com vários segmentos estratégias para termos um trânsito melhor. É a partir daí que vamos planejar nosso futuro, estabelecer nossas metas e, acima de tudo, trabalhar para salvar vidas”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

Entre os destaques da semana está a retomada da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), ação coordenada pelo Detran.SP que visa a prevenção, redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção. Novos e modernos etilômetros serão aplicados nos motoristas que passarem pelas blitze, que ocorrerão na cidade de São Paulo e em municípios do interior paulista durante toda a semana.

Além disso, o Detran.SP realizará de sexta (17/9) a domingo (18/9) blitze educativas em bares em São Paulo e no interior do Estado, com a divulgação de rótulos especiais para garrafas de bebida, com desculpas esfarrapadas dadas pelas pessoas na hora do teste do bafômetro. Eles serão inseridos em garrafas de bares e restaurantes durante a Semana Nacional de Trânsito.

Nos estabelecimentos também serão utilizados bonecos de teste de colisão para alertar sobre o perigo de beber e dirigir. Eles estarão nas mesas de bares "bebendo". Ao lado, haverá um totem com uma mensagem e informações da Semana Nacional de Trânsito com a mensagem: “você não é boneco de teste de colisão para misturar bebida e direção”. Na capital, em parceria com a Uber, os clientes que aceitarem realizar o teste do bafômetro durante a ação educativa receberão um voucher com desconto para retornar para casa com segurança com um motorista do aplicativo.

O Departamento de Trânsito realizará também uma nova edição do Pit Stop Motofretista Seguro, que tem como objetivo capacitar, apoiar e investir em uma boa formação para os motofretistas. O evento será realizado neste sábado (18/9) no Sambódromo do Anhembi, localizado na capital paulista. 

Entre as atrações do evento estão a demonstração de técnicas de frenagem segura, vouchers para troca de óleo gratuito, cursos de segurança no trânsito, ações de educação no trânsito para alunos do ensino fundamental de comunidades das escolas de samba de São Paulo, check-ups gratuitos nos itens básicos de segurança das motocicletas, distribuição de kits, lanches, vídeos educativos e esclarecimentos de dúvidas técnicas sobre pilotagem defensiva. A expectativa do Detran.SP é reunir no evento 4 mil motofretistas.


Ações educativas

No âmbito educacional, o Detran.SP fará, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação, entre os dias 20 e 24 de setembro, ações de educação para o trânsito. Para os alunos de cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs) da prefeitura de São Paulo as atividades serão realizadas pelo Clube do Bem-te-Vi. Coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o programa explica de forma divertida como se comportar de maneira segura no trânsito.

Durante a passagem do programa pelas escolas, as crianças aprendem a forma correta de atravessar a rua e de utilizar os equipamentos de segurança, como cinto, capacete, cadeirinha e assento de elevação. Além disso, recebem dicas sobre os cuidados com brincadeiras nas ruas e regras para conduzir a bicicleta.

Na rede estadual, a ação da Semana Nacional de Trânsito contará com a apresentação de uma peça teatral educativa da companhia teatral Sopa de Comédia que encenará em cinco escolas públicas estaduais “O Misterioso Sumiço da Faixa de Pedestre”. Uma família feliz preparada para um passeio recebe uma notícia chocante: todas as faixas de pedestres e semáforos da cidade desapareceram! Como sair de casa se a cidade está sem nenhuma segurança nas ruas? Ainda bem que Tio Tonton sabe tudo sobre segurança no trânsito e vai resolver este mistério.

Na quarta-feira, 22 de setembro, o Detran.SP realizará uma nova assinatura de convênio com a Fundação Grupo Volkswagen e mais de 40 municípios paulistas para a implantação do Programa Cidadania em Movimento. A autarquia desenvolve em parceria com a Volkswagen desde 2019 uma política pública de caráter socioeducativa, com foco em temas como acidentologia e prevenção a acidentes viários, planejamento urbano, cidades inteligentes, criativas e sustentáveis, meios de transporte, entre outras questões.

No decorrer de toda a semana, 380 painéis eletrônicos das rodovias estaduais administradas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) terão mensagens de conscientização com base na SNT. Serão veiculadas mensagens como “No trânsito a preferência é do respeito”, “Se beber, não dirija”, “A preferência é do respeito”, “Use o cinto”, “Dirija com segurança”, “Respeito no trânsito” e “No trânsito, prefira o respeito”.

 

Webinar internacional e homenagens

Também em destaque está o webinar internacional do Detran.SP em parceria com a Bloomberg para Segurança Global no Trânsito. A conversa será realizada no dia 21 de setembro (terça-feira) e abordará a 1ª Década de Ação para a Segurança no Trânsito da ONU: os avanços e desafios da segurança viária e mobilidade na Grécia, Colômbia e Buenos Aires, países que obtiveram os melhores resultados de redução de ocorrências no trânsito pelos parâmetros da Década da ONU. A conferência terá a participação do diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, do professor da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Especialista Internacional em Segurança Viária e Transportes, George Yannis, do coordenador de Vigilância de Dados pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global da Colômbia, Diego Vargas e da especialista em Segurança Viária na WRI Brasil, Adriana Jakovcevic.

Também na terça-feira (21), o Departamento de Trânsito prestará uma série de homenagens a personagens importantes para termos um trânsito cada vez mais seguro. A autarquia promoverá em sua sede localizada na região central um tributo para agentes de trânsito, condutores nota dez que são exemplos nas ruas e colaboradores mais antigos que prestam serviços ao Detran, como despachantes e funcionários de CFCs.

 

Confira a programação do Detran.SP durante a Semana Nacional de Trânsito:


17 de setembro (sexta-feira)

- Retomada da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), com ações de fiscalização da Lei Seca na capital e no interior

- Início das blitze educativas em bares

 

18 de setembro (sábado)

- Pit Stop Motofretista Seguro no Sambódromo do Anhembi, zona norte de São Paulo

- Blitze educativas em bares

 

19 de setembro (domingo)

- Operação Direção Segura Integrada (ODSI)

- Blitze educativas em bares

 

20 (segunda-feira) a 24 de setembro (sexta-feira)

- Início das ações educativas nos CEUs (Clube do Bem-Te-Vi) e nas Escolas Públicas Estaduais (Peça " O Misterioso Sumiço da Faixa de Pedestre”)

 

21 de setembro (terça-feira)

- Webinar “1ª Década de Ação para a Segurança no Trânsito da ONU: os avanços e desafios da segurança viária e mobilidade na Grécia, Colômbia e Buenos Aires”

- Homenagem para agentes de trânsito, condutores nota 10 e despachante mais antigo de São Paulo na sede do Detran.SP na região central de São Paulo.


22 de setembro (quarta-feira)

- Cerimônia de assinatura do Convênio Cidadania em Movimento na sede do Detran.SP na região central de São Paulo. 

Outras notícias

Transparência e padronização são metas do Detran-SP para retomada dos leilões

12/04/2024

‘Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine’: Governo de São Paulo lança identificação veicular para promover mais empatia no trânsito

03/04/2024

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP