Infosiga entra no ar com a campanha do Maio Amarelo e evento na sede do governo de SP

20/05/2024

São Paulo, 17 de maio de 2024 - Está no ar, a partir desta quinta-feira, o novo Infosiga, o portal do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). O lançamento da plataforma detran.sp.gov.br/infosiga, reestruturada a partir de um projeto de catorze meses, foi feito em evento no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth, e de uma série de autoridades ligadas Sistema Estadual de Trânsito de São Paulo (Sistran-SP). A ocasião teve também a apresentação da campanha educativa do Maio Amarelo 2024, movimento que une esforços em prol da preservação da vida no trânsito. Com o mote “de zero a sem em um piscar de olhos”, a campanha estará na TV, rádio, internet, cinema e mobiliário urbano de todo o estado durante a segunda quinzena de maio.

“O Infosiga é uma ferramenta que dá transparência e acesso irrestrito, para que todos possam acompanhar o que tem acontecido nas nossas rodovias estaduais e nas cidades. Quando se têm dados e informação, se tem assertividade e economia de recursos. Por isso, a importância dessa modernização do Infosiga, que precisava estar mais atualizado com a realidade que vivemos”, disse Ramuth, que substitui o governador Tarcísio de Freitas, em agenda nos Estados Unidos. “O governador, em viagem internacional, me deu o privilégio de estar aqui falando de salvar vidas, e dando mais destaque às ações que ocorrem ao longo de todo o ano”.

Por ser dedicado à defesa da vida no trânsito, o Maio Amarelo foi o mês escolhido para a partida do novo Infosiga, plataforma que reúne estatísticas capazes de embasar e direcionar políticas públicas de segurança viária em todo o estado. Regulamentado pelo Decreto n° 68.347, de 29 de fevereiro, o mesmo que criou o Sistema Estadual de Trânsito de São Paulo (Sistran-SP), o Infosiga tem função crucial na coleta, análise e disseminação de dados dos 645 municípios de São Paulo.

“O Infosiga reúne de maneira pioneira todas as informações do trânsito no estado, com uma arquitetura de dados que permite novos insights, servindo de base a uma tomada de decisão mais precisa pela gestão pública”, afirmou, no encontro, o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, que aproveitou a ocasião para agradecer pela parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês), instituição que investe na gestão de dados e ações de segurança viária em todo o mundo, e que também foi uma das apoiadoras na reestruturação do novo Infosiga.

Aggio também destacou a importância das medidas para melhorar a formação de condutores, de modo a garantir que os motoristas cheguem às ruas conscientes, responsáveis e prontos a “agregar”, e ressaltou o papel do Sistran, criado para, de maneira coordenada, colocar todos os órgãos do estado em defesa da vida no trânsito.

Órgão colegiado, feito de entidades distintas como o próprio Detran-SP, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-SP), o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), diversas Secretarias Estaduais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Dnit, ANTT e 59 municípios já aderiram ao sistema. O Sistran é calcado em cinco pilares. São eles: a fiscalização de trânsito, a criação de campanhas educativas, a formação de melhores motoristas, a estruturação de dados para uma gestão baseada em evidências e a realização de investimentos no âmbito dos municípios.

“Existe uma sinergia de todos os atores, capitaneada pelo governo de São Paulo, em prol da vida. A nossa função é de uma responsabilidade muito grande. Preservar vidas talvez seja uma das maiores missões de um ser humano”, disse Aggio, que ainda arrolou uma série de medidas tomadas desde o ano passado. “Foram investidos R$ 600 milhões em melhorias e inovações nos municípios do estado, com recapeamento de milhões de quilômetros, instalação de 89 lombadas eletrônicas, lombofaixas e outros recursos que têm por finalidade interferir naquele local que, com base em evidências, sabemos que punha a vida em risco. Seguimos de forma comprometida e dedicada a entregar um estado mais seguro a todos os cidadãos de São Paulo.”

Leonardo Sultani, secretário-executivo de Gestão e Governo Digital, endossou o valor do Sistran. “A inovação trazida pelo Sistran tem por objetivo colocar todos os atores públicos no mesmo ponto, promovendo integração e cooperação nos três níveis: municipal, estadual e federal”, disse, no evento.

Campanha de mídia
Para ampliar a conscientização sobre a importância da redução das mortes no trânsito, começa a ser veiculada, na segunda quinzena de maio, a campanha “Zero a sem em um piscar de olhos”, em que “sem” se refere à perda da vida. Peça principal da campanha, um filme de 30 segundos mostra como direção não combina com distração e que as regras de trânsito precisam ser respeitadas pelos diferentes personagens que trafegam pelas vias urbanas. O slogan que fecha o vídeo é “Paz no trânsito começa com você”, escolhido em votação popular realizada pelo Ministério do Transporte para todo o mês.

Os pedestres são o alvo principal da ação educativa, já que são os mais vulneráveis e numerosos no trânsito. Estima-se, a partir de dados do IBGE, que São Paulo conte com 44 milhões de pedestres, 24 milhões de motoristas de carro, 12 milhões de motociclistas e 9 milhões de ciclistas. Caminhoneiros somam 900 mil.

O aumento de 114,5% nos óbitos no trânsito paulista, nos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023 e em paralelo ao aumento dos sinistros com vítimas não fatais (1,1%), confirma a importância das ações frequentes de conscientização sobre o respeito às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida.

Educação – por um trânsito consciente
A construção de uma cultura mais humana no trânsito não se faz com uma única ação. Por isso, há um conjunto de medidas em curso. Se a consciência propagada pela campanha de mídia é reforçada pela divulgação de dados do Infosiga, ambas são apoiadas pelas iniciativas das equipes e parcerias de educação do Detran-SP. A partir desta semana, a Escola Paulista de Trânsito (EPT) vem promovendo uma série de palestras com especialistas sobre temas diversos, como direção defensiva, uso de celular ao volante, amputação por sinistros e empatia. Todas as apresentações são transmitidas e armazenadas no canal do Detran-SP no YouTube.

No campo educativo, destaque também para a nova parceria com a Fundación MAPFRE em torno do Programa Educação Viária É Vital (EVV), voltado a escolas da rede estadual paulista. Até o momento, 42 municípios paulistas já aderiram à iniciativa, que prevê a capacitação de professores para integrar de forma eficaz a educação viária nas salas de aula, criando uma cultura de segurança no trânsito nos condutores do futuro.

Capacitados, os professores levam os estudantes a elaborar projetos para as suas cidades e o entorno da comunidade escolar, como a elaboração de planos de mobilidade em prol das condições do trânsito e das vias públicas. O programa, que completa 20 anos em 2024, já capacitou 127.172 professores, beneficiando mais de 4 milhões de estudantes, em mais de 15.755 escolas, em 10 estados brasileiros.

Todas as ações do governo paulista integram o Maio Amarelo, que é um movimento em defesa da vida e da redução das mortes no trânsito. Lançado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é realizado no Brasil desde 2014.

Fotos do evento:
https://www.flickr.com/photos/governosp/albums/72177720317029573/

Áudios do evento:
Discurso do Governador em exercício
https://soundcloud.com/governosp/discurso-gov-em-exercicio-felicio-ramuth-maio-amarelo-2024-160524

Coletiva do Governador em exercício
https://soundcloud.com/governosp/coletiva-gov-em-exercicio-felicio-ramuth-maio-amarelo-2024-160524

Discurso do Diretor-Presidente do Detran-SP
https://soundcloud.com/governosp/discurso-presidente-do-detran-sp-eduardo-aggio-maio-amarelo-2024-160524

Discurso do Superintendente do DER
https://soundcloud.com/governosp/discurso-superintendente-do-der-sergio-codelo-maio-amarelo-2024-160524

Vídeos do evento:
https://www.transfernow.net/dl/20240516RatWNPQA
https://www.youtube.com/watch?v=N8iob7puG3Q

Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Outras notícias

R$ 20 milhões em peças ilegais: operação conjunta da Polícia Civil e do Detran-SP fecha venda de itens falsificados

24/05/2024

Infosiga entra no ar com a campanha do Maio Amarelo e evento na sede do governo de SP

20/05/2024

Conscientização sobre segurança no trânsito é foco da campanha do Detran-SP durante o Maio Amarelo

20/05/2024

Voltar

 

DETRAN - SP