Em parceria com a Polícia Civil, Detran-SP fiscaliza 26 desmanches na Baixada Santista

19/05/2023

Santos, 17 de maio de 2023 - O Detran-SP fiscalizou, em parceria com a Polícia Civil, nesta terça-feira (16), 26 desmanches localizados em nove cidades da Baixada Santista: Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Itanhaém, Jacupiranga, Cubatão e Registro. Na ação, realizada com o objetivo de reprimir roubos e furtos de veículos na região, quatro locais foram fechados pelos agentes por estarem realizando comércio irregular de peças. Em Santos, a ação teve apoio também da Guarda Civil Metropolitana da cidade.

Além dos quatro desmontes lacrados, quatro locais credenciados pelo Detran-SP foram autuados. Os responsáveis responderão a processo administrativo junto ao Departamento de Trânsito por falta de rastreabilidade nas peças e comércio irregular de itens de segurança proibidos para venda. Em cinco estabelecimentos credenciados não foram encontradas irregularidades pelos agentes. Já outros 13 locais, que seriam abordados pela fiscalização, estavam fechados quando a equipe chegou nos endereços.

É importante mencionar que a aplicação de qualquer penalidade aos fiscalizados será realizada somente após o trânsito em julgado do processo administrativo, observada a ampla defesa dos acusados.

É importante reforçar aos motoristas que, em caso de fiscalização de trânsito, não ter regularizado o documento no prazo correto é considerada uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Prisões em flagrante

Durante a diligência, na cidade de Cubatão, foi feita a prisão em flagrante de dois acusados por adulteração de chassi em uma oficina mecânica, além de um menor ter sido encaminhado para prestar esclarecimentos. Além disso, oito motocicletas foram aprendidas no local. Uma delas estava com o chassi adulterado e as outras sete estavam com diversos bloqueios, como busca e apreensão e restrições judiciais (Renajud).


Consulta a estabelecimentos credenciados

O Detran-SP reforça a importância de o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço.

A busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de “Parceiros”, “Desmontes”, “Empresas registradas”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, a compra de peças ou qualquer outro serviço não deve ser realizado no local. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.

Caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Já pelo portal do Detran-SP, a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão. O link para registrar a solicitação é www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx.


Viatura do Detran-SP é atacada durante fiscalização

Durante a operação de fiscalização, realizada nesta terça-feira, uma viatura do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) foi alvo de atos de represália. O veículo da autarquia foi apedrejado por indivíduos não identificados quando os agentes estavam realizando a fiscalização em imóvel na Avenida Eleonor Roosevelt, no bairro Vila São Jorge, em Santos.


Confira imagens da operação na Baixada Santista no link abaixo:

https://we.tl/t-CF5eqXdHYT


Trabalho contínuo do Departamento de Trânsito

O Detran-SP participa constantemente de ações de fiscalização em todo o território paulista, com o objetivo de combater a criminalidade de vendas de peças de veículo furtados e roubados, e também valorizar o comerciante credenciado, punindo os que fazem comércio ilegal de peças. Importante ressaltar que os desmanches clandestinos e irregulares, muitas vezes, acabam por oferecer à população as chamadas “peças de sangue”, porque suas atividades, em geral, são alimentadas pelos produtos de outros crimes, como roubo de veículos, desvios de cargas, latrocínio, corrupção e lesões à sociedade. Represálias como a sofrida em São Vicente nesta terça (16) não são impeditivos para que as ações de fiscalização continuem a cumprir a lei e a resguardar o direito dos cidadãos paulistas.


Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais.

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Todos os meses, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

 

Outras notícias

Detran-SP convoca aprovados em concurso público de 2019 para assinatura de contrato de trabalho

21/12/2023

Estado de São Paulo mantém tendência de redução em mortes no trânsito no acumulado do ano, segundo Detran-SP

19/12/2023

Tentativa de Suborno em Exame de CNH em Presidente Prudente é denunciada pelo Detran-SP

07/12/2023

Voltar

 

DETRAN - SP