Detran.SP e Fundação Grupo Volkswagen firmam convênio de educação no trânsito com 47 municípios

24/09/2021

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen firmou nesta quarta-feira (22) convênio com 47 municípios paulistas do Programa Cidadania em Movimento, ação de educação no trânsito que visa combater acidentes viários e conscientizar a população por meio da formação de aproximadamente 3 mil educadores para atuarem junto à sociedade e impactar cerca de 600 mil pessoas das cidades participantes com temas relativos à mobilidade urbana.

O evento faz parte da Semana Nacional de Trânsito, celebrada em todo o país de 18 a 25 de setembro. A cerimônia da assinatura dos convênios com os municípios ocorreu no auditório da sede do Detran.SP em São Paulo e contou com a presença do diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, da diretora-vice-presidente, Neiva Aparecida Doretto, do diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização, Juan Carlos Sanchez, do diretor de Finanças da Fundação Volkswagen, Luiz Paulo Brasizza, e do executivo responsável pela Diretoria de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, Vitor Hugo Neia.

Prefeitas, prefeitos, secretários e coordenadores de educação dos municípios participantes também estiveram presentes no evento. O prefeito de Jaboticabal, Emerson Rodrigo Camargo, abriu a cerimônia representando todos as cidades e destacou a gestão do diretor-presidente Neto Mascellani, além de enaltecer a importância da parceria: “esse convênio vai proporcionar aos nossos educadores e educadoras realizar exatamente aquilo que a escola faz. A escola é o espaço que transforma vida das pessoas. E com medidas socioeducativas como o Cidadania em Movimento é possível fazer isso, transformar e formar novos cidadãos”.

O diretor-presidente do Detran.SP agradeceu o investimento, a parceria e o apoio da Fundação Grupo Volkswagen, ressaltou o caráter municipalista do Governo do Estado de São Paulo e destacou a importância de fazer as assinaturas de convênio durante a Semana Nacional de Trânsito: “nós do Detran.SP sabemos que as iniciativas para salvar vidas no trânsito permeiam o ano inteiro. Mas quando tratamos de parcerias como essa durante esse período tão relevante, reforçamos o compromisso de formarmos um cidadão melhor, para que o espírito de cidadania e de respeito faça parte da vida da sociedade como um todo. E os prefeitos e secretários são fundamentais para que isso seja multiplicado e para que possamos alcançar o nosso objetivo de uma cidadania mais harmoniosa e com um melhor convívio social”, afirma Neto Mascellani.

Já Neiva Doretto recordou que a educação no trânsito é um dos pilares do Detran.SP e reforçou a relevância de formar motoristas conscientes desde a época da escola: “quando educamos as crianças e reforçamos a importância do tema nas salas de aula, buscamos formar futuros condutores melhores e que alertam os pais ao constatarem alguma imprudência”.

O Programa

O “Cidadania em Movimento” é desenvolvido pelo Detran.SP em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen desde 2019 e visa, por meio de uma política pública de caráter socioeducativa, focar em temas como acidentologia e prevenção a acidentes viários, planejamento urbano, cidades inteligentes, criativas e sustentáveis, meios de transporte, entre outras questões.

Luiz Paulo Brasizza, da Fundação Grupo Volkswagen, comentou sobre as parcerias celebradas com outras organizações da sociedade civil e pública: “a articulação entre primeiro, segundo e terceiro setor é estratégica para construirmos uma sociedade mais desenvolvida, justa e igualitária. Estamos certos de que, ao lado do Detran, por mais um ano, estamos contribuindo para tornar nossas cidades mais sustentáveis e nosso transito mais humano”.

No primeiro ano, o programa foi desenvolvido por meio de encontros presenciais com os educadores para a apresentação dos conteúdos que envolveram temas como violência no trânsito, dinâmica dos acidentes de trânsito, neurotraumas e mobilidade.

Desde o ano passado, foi oferecido aos municípios uma trilha pedagógica complementar em EAD (Ensino à Distância), disponibilizados pela Fundação Grupo Volkswagen com a plataforma da Associação Nova Escola.

O diretor de Administração e Relações Institucionais da fundação, Vitor Hugo Neia, relembrou que centenas de alunos e professores foram beneficiados com o programa em anos anteriores e anunciou a nova etapa do programa a partir de 2021: “serão oferecidas até 3 mil vagas gratuitas para municípios paulistas parceiros do Detran, voltadas a formação online de educadores tantos das redes públicas estaduais quanto das municipais. Esses cursos estão relacionados a educação para o transito e mobilidade urbana e incluem temas como sustentabilidade, inovação, cidadania, segurança viária e outros tópicos tão importantes para essa causa de atuação”.

Confira a relação dos municípios que assinaram o convênio com o Detran.SP nesta quarta-feira:

ADOLFO, ALFREDO MARCONDES, ÁLVARS FLORENCE, AREIÓPOLIS, BOA ESPERANÇA DO SUL, BOCAINA, BRODOWSKI, CAMPOS DO JORDÃO, CAPÃO BONITO, CAPIVARI, CRUZEIRO, CUBATÃO, CUNHA, DOURADO, GUARIBA, IACANGA, IGARAPAVA, ITIRAPINA, JABOTICABAL, JOSÉ BONIFÁCIO, LORENA, MAIRINQUE, MATÃO, MOCOCA, MONTE CASTELO, NOVA EUROPA, ORINDIÚVA, OUROESTE, PATROCÍNIO PAULISTA, PORTO FERREIRA, POTIRENDABA, RIBEIRÃO BONITO, RINCÃO, RIOLÂNDIA, SANTA ADÉLIA, SANTA LÚCIA, SÃO JOSÉ DO BARREIRO, SÃO PEDRO, SÃO ROQUE, TABATINGA, TAPIRATIBA, TAUBATÉ, TEJUPÁ, TORRINA, TRABIJU, TUPI PAULISTA E UCHOA