Permissão Internacional para Dirigir (PID)

1) Taxa Detran.SP de Emissão PID (pagar em banco conveniado): R$ 303,71.

2) Custo de envio pelos Correios (opcional, pagar em banco conveniado): R$ 11,00

Para receber seu documento por meio dos Correios:

Efetue o pagamento da taxa em um dos bancos conveniados abaixo:

  • Nas agências: vá ao caixa eletrônico, escolha a opção Consulta, Protocolo para Pagamento On-Line, IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo. Clique em Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, com postagem. Imprima o protocolo, pegue a senha de atendimento, vá ao caixa e efetue o pagamento.
  • Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamentos, Sem código de barras, IPVA e Taxa Detran (SP, PR, BA e SC)/Tributos, selecione a opção de pagamento, IPVA - Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Permissao Inter.Dirigir-PID e Registro, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF, selecione a opção “Emissão PID - Permissao Intern.Diri - com postagem”.
  • Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Pagamentos, Impostos e Taxas, IPVA/taxas Detran (São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Paraná), IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo, Permissão Inter.Dirigir-PID e Registro, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF e clique em “Emissao PID-Permissao Intern. Diri”, com postagem.
  • Nas agências: vá ao caixa informe seu CPF e solicite o pagamento da “Emissao da Permissao Internacional para Dirigir (PID via correio)” em Serviços inerentes ao processo de Habilitação de Condutores e Emissao da CNH.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Débitos de Veículos, selecione a opção "São Paulo", Taxas Detran, Serviço: Permissão Intern.Dirigir-PID e Registro, Tipo de Serviço: Emissão PID-Permissão Intern. Dirigir, insira o CPF e selecione a opção "Residência" para postagem via correio.
  • Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, Taxas ou Contribuições), Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas), selecione o estado (UF) de emplacamento: São Paulo, Tipo de débito: Taxas Detran, Serviço: Permissao Intern.Dirigir-PID e registro, Tipo de serviço: Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir, Tipo de pessoa: Pessoa física, insira o CPF e Local de entrega: Residência.
  • Nas agências: vá ao caixa informe seu CPF e solicite o pagamento da “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir” do Detran.SP, com remessa do documento pelo correio.
  • Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran.SP, Taxa Detran, Permissao Intern. Dirigir-PID e Registro, “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir”, insira o CPF e selecione a opção "Correio" para postagem via correio.
  • Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Pagamentos e Recargas, Multas, IPVA e outros – DETRAN, Selecionar um Estado (São Paulo), Taxas DETRAN, Selecione o sub-serviço Permissao Intern. Dirigir-PID e Registro, Tipo de sub-serviço “Emissao PID-Permissao Intern. Dirigir”, digite o seu CPF e selecione o tipo de envio “Enviar pelo correio”.

 

* Continua com dúvidas ou tem alguma reclamação sobre este assunto?
Complete o formulário abaixo, preenchendo os campos. Relate seu problema detalhadamente e informe o número da CNH. Não se esqueça de deixar seu e-mail e telefone para entrarmos em contato.

O Certificado de Apólice Única do Seguro de Responsabilidade Civil, conhecido como seguro “Carta Verde”, é um documento de porte obrigatório do condutor e/ou proprietário de veículos (automóvel de passeio - particular ou de aluguel) em viagem internacional dentro dos países integrantes do Mercosul.
 

O seguro "Carta "Verde" visa cobrir a responsabilidade civil do proprietário e/ou condutor de veículos, como danos causados a terceiros (pessoas ou objetos não transportados). A contratação deste seguro pode ser feita por meio de seguradoras ou em alguns bancos.
 

Atenção!
Conforme art. 2º da Resolução Contran 238/07, o não cumprimento das disposições contidas nesta Resolução, que trata sobre o assunto, implicará nas sanções previstas no art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Tendo solicitado a PID por meio do portal do Detran.SP, efetue o pagamento da taxa correspondente na rede bancária.

Após a emissão da PID, será gerado um número de rastreamento, orientamos que pesquise o código de rastreamento do seu documento junto aos Correios (Aviso de Recebimento – AR) no portal do Detran.SP.

Faça login com CPF e senha, escolha a opção “Acompanhamento de Serviços de CNH”, em seguida “Permissão Internacional para Dirigir(PID)”. Preencha o campo com sua data de nascimento, digite o texto da imagem com caracteres aleatórios e em seguida clique em “Avançar”.

Com o número do AR do seu documento, pesquise no site dos Correios (www.correios.com.br) – em “Rastreamento de objetos” a entrega da sua CNH.

Caso a pesquisa no site do Detran.SP não tenha informado o número do seu AR ou o documento ainda não tenha sido emitido, preencha o formulário abaixo com seus dados para encaminhar uma manifestação junto ao Fale com Detran.SP, que analisará sua solicitação e entrará em contato

Caso tenha solicitado seu documento em alguma unidade do Detran ou Poupatempo, favor também informar na sua manifestação.

 

* Continua com dúvidas ou tem alguma reclamação sobre este assunto?
Complete o formulário abaixo, preenchendo os campos. Relate seu problema detalhadamente e informe o número da CNH. Não se esqueça de deixar seu e-mail e telefone para entrarmos em contato.